Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Qualificação de Conselhos de Saúde abre vagas para facilitadores

Qualificação de Conselhos de Saúde abre vagas para facilitadores

por admin publicado 10/09/2012 09h35, última modificação 10/09/2012 09h32

O Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde está com edital aberto até 03 de setembro para a função de facilitador do processo pedagógico em controle social com remuneração de R$1.400,00 por mês, durante um período de 4 meses. Para concorrer à vaga, é necessário ter formação superior em qualquer área de atuação e possuir experiência na saúde e na educação. Este curso é uma parceria entre a Vice-direção de Cooperação e Escola de Governo da Ensp/Fiocruz, Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

O processo seletivo consistirá em duas fases: análise de documentos e oficina de formação com certificação, que ocorrerá nos meses de outubro e novembro, para que os selecionados se apropriem da proposta pedagógica do curso. São 427 vagas, e destas, 320 para titulares e 107 para suplentes não remunerados. É pré-requisito possuir um e-mail válido, ter conhecimentos básicos de acesso à internet por computador, possuir disponibilidade para participar dos momentos presenciais, estar disponível para atuar 10h nos momentos de conexão, sendo 4h de plantões presenciais, e não ser conselheiro de saúde em exercício ou suplente.

É papel do facilitador propor atividades de problematização, reflexão, debate e formulação acerca dos temas participação social e democracia, gestão e financiamento, intersetorialidade e trabalho em rede. Cada profissional será responsável pelo acompanhamento de 25 a 30 alunos. Para participar, o candidato deve se inscrever no endereço http://inscricao.ead.fiocruz.br/244.

Um curso a distância com momentos presenciais

São 24 mil alunos em 3 anos, sendo 8 mil por ano entre 2012 e 2014, totalizando 80h na modalidade a distância e 36h de momentos presenciais a cada oferta. O público são conselheiros de saúde municipais e estaduais, em exercício da função, indicados pelo Conselho de Saúde, com conhecimentos básicos de internet e informática.

É um curso nacional com estruturas de aplicação descentralizadas, que contam, em geral, com um coordenador estadual, um coordenador pedagógico, um secretário executivo e um grupo de facilitadores por estado, podendo variar de acordo com o número de oferta de vagas. Este processo tem o apoio da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública.

O audiovisual como estratégia de ativação política

Se uma experiência educacional pudesse ser resumida em poucas linhas, como acontece com as novelas, este curso teria como sinopse sensibilizar cada conselheiro a fazer de sua prática cotidiana uma ação transformadora da política de saúde, contribuindo para a consolidação de uma cultura deliberativa de seu conselho, como gosta de pontuar Assis Mafort, assessor da VDCEG/ENSP e coordenador do curso.

Para este curso, está sendo desenvolvida uma série em vídeo com 12 episódios, Saúde em Cena, uma parceria da ENSP com o Canal Saúde, juntamente com textosambiente virtual de aprendizagem, com o apoio do EAD/ENSP, e atividades práticas.

O curso é inovador sob todos os ângulos, seja na maneira coletiva e colaborativa como foi concebido, seja na concepção pedagógica dinâmica e atual. "Nós temos o compromisso de fazer um processo de formação que seja permanente. É uma diretriz da ENSP e, portanto, da Escola de Governo, que os nossos cursos produzam mudanças no cotidiano de nossos alunos", corrobora Marcelo Rasga Moreira, Vice-diretor de Cooperação e Escola de Governo e coordenador do projeto.