Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Quatro municípios do Vale do Juruá recebem Oficina pelo Fim da Violência contra a Mulher

por Ascom02 publicado 02/07/2014 14h22, última modificação 02/07/2014 14h22

Do dia 18 ao dia 25 de junho, a parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (Sep Mulheres) levou a campanha estadual pelo fim da violência contra a Mulher aos municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A Campanha “Violência contra a mulher. Basta! Viver sem medo também é um direito nosso” contou com dois dias de oficina em cada um dos municípios.

A programação contou com a oficina “As relações sociais de gênero: as violências contra a mulher”, ministrada pela produtora cultural e pesquisadora da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufac, Fabiana Chaves. “O trabalho de capacitação da Ufac é essencial para levar conhecimento aos municípios mais afastados. Identificar os diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres faz com se entenda um ciclo que, tem seu ápice na violência física ou sexual. Vivemos em uma sociedade machista e é contra isso que temos que mudar. A educação de homens e mulheres, com certeza, é o caminho”, afirma Fabiana.

Os municípios receberam também capacitação sobre a Lei Maria da Penha e sobre o funcionamento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. O público-alvo abrangeu funcionários públicos que trabalham diretamente com mulheres em situação de violência, a administração pública local e a sociedade civil no geral.

Para a Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, participou das agendas desses municípios e ressaltou a importância da parceria entre a universidade e o estado: “a universidade é uma parceira muito importante, a educação é o caminho mais curto para as mudanças. Apesar da logística um pouco mais complicada para chegar a alguns municípios, temos que nos esforçar para estarmos sempre presentes, para fazer a diferença”, falou a secretária.

A vice-prefeita de Porto Walter, Nagilda Souza, ressaltou a importância deste tipo de iniciativa nos municípios do interior: “Nós precisamos de capacitação e todas as oficinas são muito bem vindas. Nós mulheres vamos fazer nossa parte para melhorar a situação da mulher de Porto Walter e nos empoderarmos cada vez mais”, disse.

A Campanha pelo fim da violência contra a mulher já levou capacitação a 14 municípios acrianos. Os próximos municípios a receber a oficina serão o Jordão (dias 30 junho e 1 de julho) e Santa Rosa do Purus (dias 3 e 4 de julho). Maiores informações pelo telefone: (68) 3224-8807

Postado em: 2/7/2014