Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor da Ufac e Sibá Machado fazem visita técnica ao Centro de Excelência em Energia do Acre

por Ascom02 publicado 22/11/2012 14h40, última modificação 22/11/2012 14h45

O reitor em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Enock da Silva Pessoa, disse hoje pela manhã, 22, durante reunião com o deputado federal Sibá Machado que o incentivo à pesquisa é relevante para a “inserção dos graduados e egressos no mercado de trabalho. Assim como também investir na pós-graduação e no incentivo à carreira militar na marinha para os estudantes de engenharia elétrica e física da Ufac, numa possível parceria”. O deputado federal Sibá Machado estava acompanhado do assessor-chefe de relações institucionais da marinha, Antônio Capistrano de Freitas Filho e do capitão de corveta da marinha, Marcelo Heitor Muniz dos Santos.

A reunião tem a finalidade de estreitar os acordos para cursos e programas de qualificação e pós-graduação que a marinha desenvolve em todo o país. O assessor-chefe de relações institucionais da marinha, Antônio Capistrano de Freitas Filho, destacou que “sem a universidade não é possível inovar em tecnologia”. Freitas Filho aponta como exemplo de parceria bem-sucedida, o trabalho que a Marinha mantém com a Universidade de São Paulo (USP) há mais de 50 anos “trabalhando com ciência e inovação tecnológica”, salientou.

Centro de Excelência em Energia do Acre

Depois, a comitiva formada pelos oficiais da marinha, pelo deputado federal Sibá Machado, pelos pró-reitores, diretores e pelo reitor em exercício da Ufac, Enock da Silva Pessoa, foram conhecer as futuras instalações do Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac). O centro está com 70% da construção pronta e ocupa uma área de 3 mil metros quadrados. Na primeira fase da obra foram investidos mais de R$ 36 milhões em infraestrutura e na aquisição de equipamentos. Outros US$ 10 milhões captados junto a agências internacionais serão utilizados para a formação de recursos humanos.

O Ceeac é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e é gerenciado por um conselho deliberativo composto por nove pessoas indicadas pela Eletrobras, Ufac, empresas e consórcios associados. O Governo do Acre tem assento no conselho. São parceiras e mantenedoras do centro as empresas  Energia Sustentável, Santo Antônio Energia, Interligação Elétrica do Madeira e Norte Brasil Transmissora de Energia e as empresas Alstom, Siemens, Voith Hydro, Impsa e Andritz Hydro.

O Centro de Excelência em Energia do Acre está sendo criado para atender às demandas de pesquisas em energia, especialmente aquelas envolvendo “geração de energia com turbinas tipo bulbo e transmissão de energia em corrente contínua”, disse o deputado federal Sibá Machado.

O Centro vai suprir, ainda, a necessidade de qualificação de mão-de-obra especializada, capacitando profissionais em engenharia e tecnologia da informação, não só na graduação, mas ofertando mestrado e doutorado também. A ideia é fixar profissionais e estimular o desenvolvimento da região amazônica, onde há um grande potencial de geração de energia elétrica.

O Acre foi escolhido por estar próximo a grandes empreendimentos, como as Usinas de Santo Antônio e de Jirau, além das respectivas linhas de transmissão. Os desafios ambientais para aproveitamento do potencial hidrelétrico da região amazônica são muitos. Por ser uma região bastante plana, com baixa queda e grande fluxo de água, o modelo de usina escolhido tem sido o "fio d'água", no qual a turbina "bulbo" tem melhor aproveitamento. Além disso, a questão da transmissão deve levar em conta a existência de florestas e de grandes distâncias entre o local de geração e os mercados consumidores. Assim, é necessária a utilização de tecnologias que permitam melhorar ao máximo o volume de energia transportado.

Na região norte já existe o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), inaugurado em abril de 2010 pela Eletrobras em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo do Ceamazon é estimular pesquisas na área de eficiência energética e incentivar a capacitação de profissionais na prática de conservação de energia, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região Norte.

O Ceamazon, que integra o Parque de Ciência e Tecnologia Guarná, da UFPA, começou a ser construído em 2006 e contou com investimento de R$ 3 milhões da Eletrobras. O centro é a segunda unidade nacional de pesquisa em eficiência energética que conta com o apoio e o estímulo da Eletrobras/Procel. O primeiro foi o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), localizado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, inaugurado em 2006.

Como funcionam as turbinas bulbo?

As condições da maior parte dos rios amazônicos levaram à escolha da tecnologia de geração conhecida como "fio d´água", que adotam as turbinas do tipo bulbo, que são movidas pela vazão e velocidade natural do rio. Assim, não há necessidade de formação de grandes quedas d’água, gerando muito menos danos à floresta amazônica e às comunidades da localidade.

Cada turbina é uma casa de força que gera energia com o fluxo d´água. Nos modelos adotados em Santo Antônio, por exemplo, o gerador hidráulico fica instalado dentro de um bulbo por onde a água segue rumo às hélices. Em linhas gerais, o movimento rotatório desse conjunto de pás gira um motor dentro da turbina, que transforma a potência hidráulica em potência mecânica. Devido a uma série de estruturas no gerador, a energia mecânica é transformada, por sua vez, em energia elétrica.

Com informações da Eletrobras