Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor da Ufac visita núcleos no interior do Estado

Reitor da Ufac visita núcleos no interior do Estado

por Ascom02 publicado 16/04/2015 15h49, última modificação 16/04/2015 15h49

Durante o mês de março, o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, visitou os núcleos da instituição no interior do Estado. Em Tarauacá, onde estão em funcionamento cinco turmas do Plano Nacional da Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), os alunos receberam o Kit Calouro, ação deliberada para os ingressantes na instituição.

Kinpara falou da importância de receber os estudantes taraucaenses e enfatizou a contribuição que a secretária de Educação de Tarauacá, Francisca Aragão, tem dado a educação na cidade. “Receber nossos alunos é sempre um momento muito especial”, disse o reitor. “Não podíamos deixar de vir para abraçá-los e dizer que sejam bem-vindos à Ufac.”

Para Francisca, a chegada da universidade no município é um diferencial e a Ufac está se mostrando criativa e inovadora, além de presente na vida dos estudantes. “Fico muito feliz com a presença de vocês aqui, abraçando esses alunos, qualificando e dinamizando a educação no Estado”, comentou.

No município de Xapuri, onde estão sediados dois cursos, Biologia e Pedagogia, Kinpara conheceu a nova estrutura do núcleo e conversou com os alunos sobre as demandas de 2015.

Recentemente, uma reforma deu novo visual e mais conforto aos alunos. Houve instalação de ar-condicionado, tela de projeção, lousa de vidro e carteiras em todas as salas, além da entrega de notebooks aos professores.

Para Julho deste ano, está prevista a chegada de livros ao núcleo. Além disso, em conversa com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Ufac apresentou a necessidade de levar internet a Xapuri. A RNP garantiu que apresentará uma solução nos próximos meses.

Aos alunos de Brasileia, o reitor falou da alegria pela inauguração, em breve, das novas instalações da Ufac: o campus Fronteira. Quatro cursos estão previstos: Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Engenharia Agrícola.

Para os alunos Valdico Santos e Maria Ione, o sentimento é o mesmo: A Ufac está contribuindo para a realização de sonhos.  Para a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, visitar o interior é sempre emocionante. Segundo ela, a existência de graduação nos municípios é um passo importante para o avanço da educação no Estado. “A cada dia que passa, temos uma universidade melhor”, disse.

Postado em: 16/4/2015

(Ascom-Ufac)