Reitor Minoru Kinpara discute com parlamentar proposta para revalidação de diplomas de médicos formados no exterior
O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Martins Kinpara, recebeu hoje pela manhã, 16, em seu gabinete, a visita da deputada federal Perpétua Almeida. A parlamentar discutiu com o reitor a possibilidade de se elaborar uma proposta para garantir a revalidação de diplomas de médicos formados no exterior, aqui no Estado.
Segundo a deputada federal, há atualmente mais de 26 mil estudantes brasileiros fazendo faculdade fora do país. Desse total, cerca de cinco mil é composto por estudantes acreanos que fazem medicina no Peru, na Bolívia e em Cuba. “Nós achamos que temos que ter um processo justo com relação à revalidação do diploma”, ressaltou Perpétua Almeida.
O reitor da Ufac, Minoru Martins Kinpara, comprometeu-se a fazer a discussão interna para elaborar uma proposta para a revalidação de diplomas de médicos formados fora do país. “É um anseio da população. A universidade não pode se omitir; vamos elaborar uma proposta e estudar as alternativas para darmos uma resposta o quanto antes à comunidade acreana”, ressaltou o reitor.
A reunião contou com a participação dos pró-reitores de Graduação, Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock da Silva Pessoa; do pró-reitor de Administração, Tiago Rocha dos Santos; da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz e do pró-reitor de Planejamento, Alexandre Ricardo Hid.