Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor participa da abertura do 1º Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Estado
conteúdo

Reitor participa da abertura do 1º Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Estado

por Ascom02 publicado 05/07/2013 16h10, última modificação 09/07/2013 13h01

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, participou nesta sexta-feira, 5, pela manhã, no Teatro Universitário, da abertura do 1º Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Estado do Acre. A solenidade contou com presença do governador do Estado, Tião Viana; do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelo Minghelli; além de deputados estaduais, secretários de governo, pesquisadores, professores e estudantes universitários.

O 1º Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Estado do Acre é uma realização do governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac), Universidade Federal do Acre (Ufac), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Embrapa.

Com o tema “Promovendo a Cultura da Inovação”, o seminário tem a finalidade de debater o fortalecimento dos cursos de pós-graduação e o incentivo a novas pesquisas no Estado.

O reitor Minoru Kinpara ressaltou a importância da ciência e da tecnologia para o Norte do Brasil, principalmente porque a região concentra pouco mais de 1% do total de doutores do país. “Se a ciência e a tecnologia são vitais para o país, na região amazônica o conhecimento científico cumpre uma função estratégica”. Kinpara acrescentou que os investimentos na fixação de doutores são essenciais para a divulgação e propagação do conhecimento científico na Amazônia e frisou que “nenhum país se desenvolve sem investimento em ciência e tecnologia”.

Palestras

O seminário continuou à tarde, com as palestras da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Tânia Cremonini; do pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), Douglas Machado Ramos, e finalizou com a palestra do professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Jorge Luís Audy.

Audy é professor titular da Faculdade de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-RS. O professor fala sobre a “Cultura da inovação na academia”. Ele é graduado em Análise de Sistemas de Informação pela PUC-RS, mestre e doutor na área de Sistemas de Informação pela UFRGS, especialista em Gestão de Artes e Tecnologias Multimídia pela PUC-RJ.