Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor visita estande da Ufac na Expoacre

Reitor visita estande da Ufac na Expoacre

por Ascom02 publicado 31/07/2013 10h55, última modificação 31/07/2013 10h55

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, esteve nessa terça-feira, 30, na Expoacre, visitando o estande da Ufac na feira. Ele foi acompanhado da vice-reitora Guida Aquino e de sua equipe da gestão.

Para Kinpara, essa é uma grande oportunidade para a instituição. “É uma oportunidade que nós temos de levar o nome da Ufac e mostrar uma parte de tantas coisas boas que nós temos. Pois, como gestores, temos obrigação de dar publicidade a essas coisas belíssimas que a Ufac tem, construídas com o esforço coletivo dos nossos professores, pesquisadores, técnico-administrativos, alunos e a comunidade acadêmica em geral. E vamos aproveitar a grande circulação de pessoas aqui esta semana pra divulgar nossos serviços, que muita gente desconhece. Estamos muito orgulhosos em ter a Ufac  presente na Expoacre 2013”, afirmou.

A vice-reitora também destacou a importância da participação da instituição na Expoacre. “Depois de muitos anos sem estar presente aqui na Expoacre, esta gestão teve o compromisso de apresentar todos os nossos serviços. A nossa editora, a Edufac, o Parque Zoobotânico, a Unidade de Tecnologia de Alimentos, a Utal, e nossos cursos de graduação. Isso é importante para que a sociedade acriana conheça um pouco mais da universidade. A Ufac precisa atuar extramuros e mostrar à sociedade sua condição de desenvolver um trabalho e políticas que melhorem a qualidade de vida do nosso Estado”, declarou.

Cursos de graduação

No estande, estão expostas informações de alguns cursos de graduação, como Biologia, Química, Música, engenharias Civil, Elétrica e Florestal, e setores da Ufac, como a Utal, a Editora da Ufac (Edufac) e o Parque Zoobotânico (PZ).

Acadêmicos do 1º, 6º e 8º períodos do curso de Medicina Veterinária estão participando da exposição, apresentando o curso para comunidade e alguns conhecimentos aprendidos, como as patologias bovinas e partes de ossos de animais.

No expositor de Química, acadêmicas demonstram experiências com a produção de hidrogênio, medem o teor de álcool na gasolina e fazem o tratamento da água.

Na área das engenharias estão expostos equipamentos de topografia, amostras de insetos e outros. Para os alunos, esta é uma experiência diferente e gratificante, pois estão tendo a chance de expor o curso. Segundo eles, muitas pessoas visitam o estande para conhecer a área e alguns profissionais que já passaram pela Ufac vêm acompanhar o desenvolvimento do curso, além de avaliá-los.

No curso de Biologia, acadêmicos da graduação e do mestrado falam sobre anfíbios e répteis expostos no local. Segundo a acadêmica do 8º período de Biologia, Carina de Albuquerque, as pessoas ficam surpresas e bastante interessadas no assunto.

Enquanto isso, acadêmicos do curso de Música ficam responsáveis pela música ambiente do espaço, com demonstração de composições próprias, de professores do curso e de um “software” desenvolvido por alunos.