Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor visita Reserva Florestal Humaitá

Reitor visita Reserva Florestal Humaitá

por Ascom02 publicado 20/05/2015 16h10, última modificação 20/05/2015 16h50
Serviços de melhoria em infraestrutura, acesso, limpeza e segurança foram garantidos

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora Guida Aquino estiveram na manhã dessa terça-feira, 19, na área da Reserva Florestal Humaitá (RFH), localizada no quilômetro 33 da estrada de Porto Acre (rodovia AC-10). Castigado pela ação do tempo, o local deve receber, nos próximos dias, serviços de revitalização e infraestrutura.

Guiados pelo coordenador do programa de mestrado em Ecologia, Lisandro Juno, e pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), Carlos Eduardo Garção, Kinpara e Guida puderam observar de perto as atuais dificuldades enfrentadas por estudantes e pesquisadores que exploram a região. Atualmente, os três quilômetros de via sem pavimentação que ligam a estrada de Porto Acre à base do projeto só podem ser percorridos a pé.

“O acesso é a nossa prioridade. Já foi possível chegar até à área da Ufac de veículo, mas nos últimos anos essa tem sido uma tarefa impossível. O resultado é que o cronograma de vários projetos acaba comprometido”, lamentou o coordenador de mestrado em Ecologia. “De mochila é possível vencer o percurso, mas o material necessário para o suporte às pesquisas acaba ficando para trás, isso é um dificultador.”

Ao longo das últimas duas décadas, diversas atividades da Ufac, tanto de ensino quanto de pesquisa, têm sido desenvolvidas na área, incluindo trabalhos de monografia, dissertação de mestrado e teses de doutorado. Nos últimos sete anos, a área tem sido utilizada em pesquisas integradas, envolvendo a participação de pesquisadores da Ufac e de outras instituições de ensino ou pesquisa do Brasil e do exterior, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), University of Exeter (Inglaterra), New York Botanical Garden (EUA) e University of Florida (EUA). Mais recentemente, a RFH abriga estudos do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Rede Amazônica de Inventários Florestais (Rainfor), bem como parcelas permanentes  de monitoramento de área de queimadas e projetos de mestrado.

“Além de um remanescente florestal de tamanho razoável, a reserva abriga pesquisas que são devolvidas há mais de 15 anos. O espaço serve ainda para treinamento e formação de técnicos e estudantes e como base para aulas de campo”, informou Lisandro Juno.

Além da melhoria na estrada de acesso, outras demandas emergenciais foram  identificadas durante a visita à RFH, tais como revitalização da moradia que serve de base para os pesquisadores, limpeza das trilhas ecológicas e investimento em segurança. “Daqui mesmo fiz um contato para buscarmos uma parceria com a prefeitura de Porto Acre para resolução do problema de acesso; para a limpeza e segurança, a Ufac já tem contrato fechado com empresas terceirizadas e a revitalização da moradia ficará sob responsabilidade da prefeitura do campus, que nos acompanha na visita. Precisamos garantir esse investimento para facilitar as condições de pesquisa da instituição”,  destacou Kinpara.

A RFH é uma cessão de terra do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AC) utilizada pela Ufac há mais de 25 anos. “Essa é uma área importante para a universidade, por isso já demos entrada no pedido de cessão definitiva. Aguardamos a decisão que virá de Brasília”, lembrou o reitor, que já agendou visita à outra área cedida pelo Incra, a Fazenda Experimental Catuaba, na rodovia BR-364.

Também participaram da visita o prefeito do campus, Sérgio Luiz Zuza, o diretor de serviços gerais, Francisco Costa (Lula), e o diretor de equipamentos, Dário Lopes.

Reserva Florestal Humaitá

Localizada no município de Porto Acre, a RFH possui área total de aproximadamente 2 mil hectares. O fragmento é circundado pelo Projeto de Assentamento Humaitá, por pequenas fazendas e pelo rio Acre. Composta por uma cobertura vegetal de floresta aberta com bambu e floresta aberta com palmeira, a RFH representa uma parte da floresta nativa regional importante tanto para a conservação quanto para pesquisa científica em diversas áreas, localizada a um raio de apenas 40 quilômetros de Rio Branco.

Postado em: 20/5/2015

(Ascom-Ufac)