Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitora em exercício da Ufac participa de encontro indígena

Reitora em exercício da Ufac participa de encontro indígena

por Ascom02 publicado 20/02/2013 15h10, última modificação 20/02/2013 15h10

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Jacó Picolli, participaram nesta quarta-feira, 20, pela manhã, do 1º Encontro de Vereadores e Vice-Prefeito Indígenas do Acre, realizado no Auditório Deputado Félix Bestene, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

O encontro ocorre desde terça-feira, 19, e se estende até quinta-feira, 21. Tem por objetivo discutir questões associadas às causas indígenas, como a demarcação das terras por tradição ocupadas pelos índios e a inviolabilidade do direito à vida nos moldes dos direitos e garantias fundamentais da Constituição brasileira. Lideranças políticas, representantes de instituições governamentais e não governamentais foram convidados a participar do evento, que ocorre em forma de plenária, por meio da qual os indígenas apresentam suas reivindicações.

Guida Aquino respondeu a perguntas referentes à universidade, como a necessidade de ingresso dos indígenas em cursos de graduação da instituição, mediante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por ampla concorrência e pelo sistema de cotas. “É um desafio desta gestão empreender esforços para melhorar a estrutura física e humana da Ufac, atendendo de forma satisfatória a comunidade e reafirmando nosso compromisso com as causas indígenas”, declarou a vice-reitora.

O professor Jacó Picolli disse que as universidades precisam encarar totalmente a diversidade étnica e social brasileira e que os indígenas têm o direito constitucional de reivindicar sua participação na educação nacional. “A luta indígena não pode parar. Os direitos são reconhecidos e justos. É preciso aliar esforços e capitalizar meios para possibilitar a inserção indígena na sociedade”, ponderou o diretor do CFCH.

Atualmente, no Estado do Acre, há seis vereadores e um vice-prefeito indígenas. O encontro almeja, também, o melhor entendimento entre os indígenas com mandato parlamentar e a comunidade em geral.