Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitora em exercício recebe gerentes da RNP

Reitora em exercício recebe gerentes da RNP

por Ascom-01 publicado 19/03/2015 11h12, última modificação 19/03/2015 11h12

A professora Guida Aquino, reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), recebeu na manhã desta quinta-feira, 19, as gerentes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Cristiane Oliveira (gerente de Relacionamento com Redes Metropolitanas), e Ana Beatriz Ross (gerente de Relacionamento com Clientes), para uma reunião de apresentação dos serviços da referida entidade.

A RNP é uma entidade que provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa. Desde 2002, é uma organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por este em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC) e Ciência e Saúde (MS).

Pioneira como rede nacional de acesso à internet no Brasil, com o início de suas atividades no ano de 1992, a RNP vem, desde então, trabalhando no sentido de criar serviços e projetos inovadores, bem como de qualificar uma variada gama de profissionais. Para isso, fornece às instituições públicas de pesquisa e ensino superior e tecnológico infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento.

A parceria entre RNP e Ufac existe desde 2002. E, de acordo com a gerente Ana Beatriz Ross, a universidade acriana é cliente da citada organização “por ser uma instituição federal de ensino superior, beneficiando-se, dessa forma, das políticas que o MEC elabora, junto com a RNP, para o avanço da qualidade dos serviços educacionais e de pesquisa. A RNP oferece serviços que possibilitam esse avanço”.

Ana Beatriz Ross, gerente de relacionamento com clientes da RNP.

Por fim, ainda segundo Ana Beatriz, “para permanecer na fronteira de experimentação e uso da tecnologia, a RNP fomenta o desenvolvimento de serviços em TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação], a serem utilizados dentro da rede Ipê [infraestrutura de rede internet que interconecta universidades, institutos de pesquisa e instituições culturais], além de facilitar a comunicação entre a comunidade acadêmica global”.

Postado: 19/3/2015