Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Restaurante Universitário: serviço de qualidade oferecido à comunidade acadêmica

por Ascom-01 publicado 15/05/2012 15h15, última modificação 15/05/2012 15h39

Os novos valores dos tíquetes de acesso ao Restaurante Universitário (RU) entraram em vigência nessa segunda-feira, 14. A medida foi anunciada, pela Diretoria de Assuntos Comunitários, em conjunto com a obrigatoriedade de apresentação de documentos para comprovar a condição dos usuários, que podem ser alunos, professores, servidores da instituição ou mesmo visitantes.

Os alunos continuarão pagando o valor de R$ 1,50 para a aquisição do tíquete, entretanto professores, técnicos administrativos, servidores terceirizados passam a pagar o valor de R$ 3,00 e visitantes o valor de R$ 5,00. Os documentos solicitados aos estudantes serão: carteira do DCE; Carteira Institucional; Comprovante de matrícula, acompanhada de documento de identificação; aos professores e técnicos administrativos serão: Carteira funcional; Crachá de identificação; contra-cheque; e aos servidores terceirizados da Ufac serão: Carteira Funcional; uniforme da empresa.

As novas medidas, segundo a Diretoria de Assuntos Comunitários, visam inibir possíveis fraudes no uso do tíquete e melhorar a arrecadação, imprescindível para o funcionamento do Restaurante Universitário. Criado em 1982, o RU surgiu da necessidade e da cobrança dos próprios alunos e dos órgãos constituídos da instituição. Desde a inauguração, sua estrutura já passou por diversas reformas e, atualmente, oferece refeições de almoço e jantar. O atendimento ao público é das 11h00 às 14h00 e das 18h00 às 19h30, não havendo recesso no período de férias.

O RU é financiado com recursos oriundos da arrecadação diária da venda de tíquetes para acesso ao restaurante e com o subsídio do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que destinou, em 2012, R$ 750.000,00 para aquisição de produtos e gêneros de alimentação para o Campus de Rio Branco e o de Cruzeiro do Sul.

Em 2011, mais de 155.000 (cento e cinquenta e cinco mil) refeições foram servidas. O cardápio do restaurante é elaborado pelo nutricionista Rafael Lima de Oliveira em parceria com a coordenação do RU, com base nos valores energéticos per capita estabelecidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A intenção é que, em um futuro próximo, também seja servido café da manhã.

A acadêmica Alaiane Silva Mendonça, que cursa Licenciatura em Matemática, utiliza o RU toda semana e acredita que o serviço é de suma importância para os alunos. Sua colega de sala, Jaires Freitas Gonçalves, acompanha Alaine nos almoços e confessa achar a comida do restaurante deliciosa.

Para os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Antônia Cristina e Ricardo Moraes, o Restaurante Universitário adquire uma importância vital, pois ambos, além de frequentarem as aulas no período da manhã, trabalham nos laboratórios do curso na parte da tarde. “Nós passamos o dia inteiro na universidade. Se o RU não existisse, teríamos que almoçar fora e gastar cinco, dez reais, dependendo do local, e não é sempre que dispomos dessa quantia diariamente.”, relata Antônia Cristina.

Segundo Elza de Fátima Dias, responsável pela Coordenadoria do RU, o restaurante é um local onde as pessoas não só satisfazem suas necessidades físicas, mas um ambiente de confraternização e de bem estar. “Sentimo-nos bem trabalhando em benefício da comunidade universitária e, em especial, dos alunos de baixa renda, que tanto necessitam da nossa alimentação. Assim, ficamos honrados em poder contribuir para o engrandecimento da nossa instituição”, completa.

ru02 ru03