Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reunião ajusta últimos detalhes para entrega de academia ao ar livre na Ufac

Reunião ajusta últimos detalhes para entrega de academia ao ar livre na Ufac

por Ascom02 publicado 16/05/2016 17h02, última modificação 16/05/2016 17h02

A entrega oficial da academia popular instalada na Universidade Federal do Acre (Ufac), pela prefeitura de Rio Branco, ocorrerá nesta quinta-feira, 19. Os equipamentos vão atender, além de alunos e servidores da Ufac, a população do entorno que já utiliza o espaço da universidade para a prática de atividade física.

A nova academia possui dez equipamentos básicos para exercícios de musculação e alongamento de baixo impacto físico. Os aparelhos dão autonomia aos usuários, que podem utilizá-los sem a presença obrigatória de um profissional de educação física. Entre os benefícios trazidos pelo projeto, estão o estímulo ao sistema nervoso central, o aumento da capacidade cardiorrespiratória e mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora.

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, com a inauguração da academia popular ao ar livre, a universidade passa a ter mais um instrumento de cuidado com a saúde. “Precisamos incentivar, cada vez mais, a promoção da saúde e da qualidade de vida na Ufac”, disse ele. “Ter esse espaço significa dar mais atenção ao cuidado com a saúde, à integração com a comunidade, não só interna, mas também externa, além da melhoria do condicionamento físico do usuário, com reflexo em diferentes aspectos.”

O prefeito Marcus Alexandre destacou a importância da parceria entre o executivo municipal e a universidade, em benefício da comunidade. “A Ufac é uma grande parceira da prefeitura. Estudantes do curso de Educação Física, por exemplo, já auxiliam o município na execução de políticas de esporte e lazer, com o cumprimento de um calendário fixo de atividades esportivas em Rio Branco”, comentou o prefeito. “Quisemos fortalecer esse laço vitorioso com a universidade e, principalmente, investir na saúde da comunidade acadêmica e do entorno.” Durante a solenidade de entrega, está prevista a assinatura de um documento firmando uma parceria para envolver estudantes vinculados ao Centro de Ciências da Saúde e do Desporto a projetos de promoção da saúde da prefeitura.

Atualmente, o campus sede da universidade é procurado para prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e ciclismo. O curso de Educação Física, por meio de projetos de extensão, também oferta atividades de esporte e lazer, como hidroginástica, natação, dança, ginástica, musculação, caratê, dança do ventre, ginástica laboral e caminhada orientada. A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), já tem academias populares instaladas em 27 bairros. A solicitação para implantação da academia popular na Ufac foi da vereadora Rose Costa.

Durante a reunião, que tratou dos últimos ajustes para inauguração da academia, foi debatida, ainda, a conclusão da etapa final dos serviços constantes no contrato firmado entre Ufac e Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), referente à ampliação e recuperação dos sistema viário do campus sede.  A expectativa é que, até o final de junho, sejam entregues os serviços de pavimentação do acesso ao Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac), com inauguração prevista para setembro deste ano, e o acesso interno à Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal).

Postado em: 16/5/2016