Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reunião discute parceria para implantação de parque tecnológico no Acre

Reunião discute parceria para implantação de parque tecnológico no Acre

por Ascom02 publicado 20/05/2015 16h25, última modificação 20/05/2015 16h39
Ufac assinou carta de intenções e documento para cessão de terra ao Estado

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora Guida Aquino estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, 20, com a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza. O encontro discutiu a retomada do projeto para implantação do parque tecnológico do Estado do Acre.

Outros parceiros do projeto, como Instituto Federal do Acre (Ifac), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Instituto Dom Moacyr (IDM), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também participaram da reunião.

Kinpara, que participa das discussões sobre o projeto desde 2013, quando foi assinada uma carta de intenções firmando parceria entre 14 instituições, fez um apanhado geral sobre as etapas já vencidas nos últimos dois anos. O reitor reafirmou o apoio da universidade, que já se comprometeu em ceder um espaço para construção do parque e disse que também pode unir forças para interceder junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Em todo o Brasil, o movimento dos parques tecnológicos é impulsionado pelos governos e aqui não deve ser diferente. O parque tecnológico não será da Ufac, mas pode ser muito bem abrigado na nossa área. Nós, inclusive, já assinamos um documento para cessão de terra para o Estado. Estamos à disposição para apoiar o projeto”, disse o reitor. “Estivemos em Brasília, na semana passada, e aproveitamos o encontro com o atual Ministro da Ciência e tecnologia, Aldo Rebelo, para questionar sobre a possibilidade de implantação do parque tecnológico no Acre. O ministro não descartou a hipótese, ao constatar que não temos esse serviço na região. Creio que é o momento de aproveitar.”

A construção do parque tecnológico integra o atual sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, que está pautado em três eixos: formação, infraestrutura e fomento. A ideia é viabilizar a construção de um habitat de inovação capaz de impulsionar a economia local, interligando o corpo técnico-científico, o empresariado e o governo, alavancando as atividades de pesquisa e mecanismos inovadores desenvolvidos no Estado.

“O parque é uma prioridade do governo do Estado. Precisamos encaminhar a criação de uma comissão fixa para atender essa demanda, organizar um seminário e dar continuidade ao projeto, construindo uma identidade que atenda nossa vocação local”, disse Renata Souza. “Tenho uma agenda em Brasília na próxima semana e já devo costurar um possível apoio técnico para elaboração do projeto.”

Ao fim da reunião, ficou decidida, ainda, uma visita ao parque tecnológico de Santa Catarina, nos dias 2 e 3 de junho, e a realização de um seminário sobre o assunto, com a participação de um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Postado em: 20/5/2015

(Ascom-Ufac)