Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Revista ‘Referências Negras do Acre’ é lançada na Ufac

Revista ‘Referências Negras do Acre’ é lançada na Ufac

por Ascom02 publicado 13/05/2016 16h19, última modificação 13/05/2016 16h19

O Quiosque das Capivaras, na Universidade Federal do Acre (Ufac), foi palco do lançamento da revista “Referências Negras do Acre”, na manhã desta sexta-feira, 13. Produzida pela Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir), da prefeitura de Rio Branco, a obra pretende dar visibilidade a personalidades negras que ajudaram a construir a sociedade acriana.

O evento contou com apresentações culturais, roda de capoeira e homenagem a personalidades retratadas na publicação. A data, 13 de maio, escolhida para o lançamento da revista, é também o dia em que foi sancionada a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil, em 1888.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou que é preciso continuar avançando nas políticas de igualdade racial no Brasil. “Tivemos, desde 2003, avanços significativos nesta área e, junto com essa homenagem, vamos continuar a lutar para que nossos direitos não sejam perdidos.”

Para a secretária-adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Elza Lopes, lançar essa revista na Ufac é de grande importância. “Temos um reitor que conhece a luta da população negra, além de ter transformado a universidade”, afirmou. “A Ufac, hoje, é uma universidade que trabalha essas políticas afirmativas.”

A revista estará disponível, para consulta científica, em breve, na Biblioteca Central da Ufac.

Postado em: 13/5/2016