Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Revitalização de lago aproxima Ufac da comunidade

Revitalização de lago aproxima Ufac da comunidade

por Ascom02 publicado 22/03/2016 18h50, última modificação 23/03/2016 08h51

O maior lago do campus de Rio Branco da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi revitalizado há mais de um ano e, desde então, tornou-se palco de diversos eventos. O espaço também é utilizado, com frequência, por alunos e membros das comunidades vizinhas, como ponto de encontro. A área que recebe o maior número de visitantes localiza-se nas proximidades dos blocos de Medicina e Pedagogia, em frente ao Arquivo Geral da universidade.

Antes da reforma, o espaço era somente um charco (pequena acumulação de água). Nas décadas de 1970 e 1980, era utilizado como depósito de lixo. Mas, por determinação da Reitoria, foi revitalizado e, hoje, é considerado um espaço cultural frequentado por pessoas de diversas idades, seja para realizar piqueniques, fazer fotografias, encontrar os amigos ou, simplesmente, apreciar o pôr do sol.

O prefeito do campus, Sergio Zuza, ressalta que, antes da reforma, os alunos saiam da Ufac para fazer fotografias de colação de grau nos principais pontos turísticos da capital. Hoje, essas fotografias são feitas dentro da instituição. Inclusive, há colações de grau realizadas no lago, bem como festas de aniversário e até casamento, o que mostra a aproximação da Ufac com a comunidade.

Natali Salomão é proprietária do quiosque das Capivaras, que fica na beira do lago e é frequentado por alunos, professores e visitantes. Ela trabalha com lanches na Ufac desde maio de 2006. “O lago está mais bonito e a grande atração para as crianças são os peixes e os jacarés”, diz.

O estudante de Filosofia Francisco Diego de Oliveira se reúne com os amigos para apreciar o lago, quando não está em sala de aula. “Eu gosto de vir para cá, conversar sobre as aulas e falar da vida, pois aqui é bem agradável; eu me sinto bem”, comenta. Junto com amigos, o estudante já participou de saraus, shows e eventos que acontecem no local.

Também estudante de Filosofia, Aglais Freitas Monteiro destaca a visita da comunidade para conhecer o local. Ela diz ter amigos não acadêmicos que frequentam o lago e o consideram muito bonito e agradável.

Fim de tarde

O horário de maior movimento no local é o fim da tarde, quando pessoas estão caminhando, passeando de bicicleta ou de carro com a família. No quiosque das Capivaras, a partir das 17h, é realizada, às terças-feiras, apresentação musical e, às quintas feiras, apresentação de dança. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), através da Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária (Dacic), é que promove esses shows. Além disso, as capivaras que vivem no local estão sempre se movimentando na água e ao redor, tornando-se uma das principais atrações do lago.

(Antoniete Alves e Luiz Gilliard, alunos do 3º período de Comunicação Social da Ufac, com supervisão do professor Wagner Costa)

Postado em: 22/3/2016