Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Rio Branco sediará reunião anual da SBPC, em 2014
conteúdo

Rio Branco sediará reunião anual da SBPC, em 2014

por italo publicado 12/07/2011 17h25, última modificação 22/08/2013 08h08

O Brasil ganhou a Copa e o Acre ganhou a sede do 66° encontro nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o ano de 2014, além de sediar também a 38° Reunião Regional da renomada instituição cientifica. O gol da vitória foi marcado neste sábado (09), em Goiânia, durante a reunião do Conselho Diretor da SBPC.

Resultado das articulações do deputado Sibá Machado junto ao Governo do Acre e à SBPC, a candidatura da cidade de Rio Branco teve sua defesa realizada pelo Vice Reitor da Ufac, prof. Pascoal Muniz, o secretário de Educação, Daniel Zen e o deputado Sibá Machado, que munidos antes de mais nada de muita empolgação, fizeram uma brilhante exposição de motivos, apresentando o Acre aos quase trinta Conselheiros daquela Instituição. Usando como recurso áudio visual um belo vídeo institucional do Estado, a capital acreana despertou interesse e entusiasmo nos cientistas, professores e pesquisadores integrantes do Conselho, que garantiram não só a realização da reunião anual em 2014 como também a sede da reunião regional em 2013. A última capital da Amazônia a sediar o encontro foi Manaus, em 2009.

O tema central do encontro a ser proposto à organização do evento para 2014 será “O Desafio da Economia Verde”, numa alusão ao projeto de desenvolvimento implementado no Acre nos últimos 12 anos,  traduzidos  no conceito de “florestania”, e que prima pelo desenvolvimento a partir do uso sustentável da floresta .

Também apresentado de forma bastante enfática, o novo momento econômico e social vivido pelo Acre, proporcionados por uma série de investimentos do Governo Estadual (implantação da ZPE, construção da  Estrada Transoceânica,...) acrescidos ao apelo de termos uma Universidade reconhecida internacionalmente pela biodiversidade foram fatores fundamentais para que o Conselho Diretor da SBPC se convencesse de que o Acre definitivamente pode fazer parte também do roteiro da Ciência no Brasil.

Para o Vice Reitor da Ufac, professor Pascoal Muniz, “a Ufac ganhou, o Acre ganhou, o Brasil ganhou, pois a SBPC é uma instituição a serviço do progresso da Ciência e do Brasil e possibilitarmos ao Acre a chance de sediar tal evento é um sinal claro da descentralização da pesquisa, é colocarmos a Amazônia novamente no centro do debate cientifico. A Ufac certamente se esforçará para apresentar grandes trabalhos científicos”.

O secretário de Educação, Daniel Zen, representante do Governo do Estado na defesa da candidatura de Rio Branco, ressaltou durante sua apresentação os avanços significativos da educação no Acre na última década, sobretudo a integração entre educação básica, superior e tecnológica; pontuou também a importância do Encontro para todos os setores da economia do Estado. “O Governo do Acre coloca à disposição todos os instrumentos necessários para a potencialização da infraestrutura no estado para receber este grande evento”, disse.

 

Leia entrevista esclarecedora com o deputado Sibá Machado:

 

1)      Deputado, o que significa a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência? E a reunião regional?

 

SM – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é uma instituição tradicional, que existe no Brasil desde 1948 e que exerce um papel muito importante na difusão e na popularização da ciência e tecnologia no Brasil. A reunião anual da SBPC é considerada o maior evento da ciência brasileira porque reúne de 10 a 20 mil pessoas, entre cientistas, doutores, professores e alunos que discutem, durante uma semana, todas as grandes questões nacionais com foco nos avanços do mundo científico. A cada ano, a Reunião é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade e a programação é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas... Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

2)      Fale um pouco do formato das Reuniões.

O Encontro em Rio Branco, que terá formato descentralizado, será realizado concomitantemente em Rio Branco, no campus da Ufac e nas cidades que tenham campus da Universidade. No interior as atividades serão realizadas também com o apoio de outras instituições.

A Reunião Regional será realizada em julho de 2013, no campus da Ufac, e será o 38º evento regional que a SBPC realiza no País. Esse encontro regional, menor, e que antecede a grande reunião anual, é voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação, professores dos ensinos básico e superior, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, e também conta com dezenas de conferências e mesas-redondas em que participam cientistas renomados de várias regiões do País.

3)     Quais são as expectativas deste encontro para o estado do Acre?

SM – o encontro anual reúne em média 10 a 20 mil pessoas, o regional, em torno de três mil, é um evento que movimenta toda economia do estado que sedia. Teremos que nos preparar para atendermos a enorme demanda de serviço gerados a partir do encontro. O Governo do estado está disposto a investir, apoiando a ampliação da rede hoteleira, qualificando pessoas para atuarem em toda a dinâmica do evento, articulando alterações na rota de vôos para o Acre, entre outros.

 

4)     Qual o tema a ser debatido pelos pesquisadores e cientistas em Rio Branco? –

 

SM – iremos propor o tema “O Desafio da Economia Verde”. E não poderia ser diferente. A história recente do Acre não permite que nos dissociemos da nossa política de resgate que teve como referência os ideais da preservação ambiental. Nossa luta está muito ligada ao fortalecimento do extrativismo, à valorização da floresta em pé. Agora o Governo Tião Viana caminha rumo à industrialização, com foco na indústria florestal de matéria-prima certificada, no desenvolvimento da piscicultura de alta tecnologia, mas sempre voltados para o desenvolvimento sustentável.

 

4)     Quais serão os parceiros para a realização deste grande encontro?

SM – é de praxe que essas reuniões sejam sediadas no campus das universidades federais, anfitriãs e promotoras naturais destas reuniões. Mas será criada também, em agosto, a Secretaria Regional da SBPC no Acre, que contribuirá para a organização geral do evento. O Governo Estadual e Municipal, e todas as instituições educacionais acreanas serão parceiros incontestes para o êxito do Encontro. Além do meu próprio Gabinete, que ficará à disposição.

(Assessoria do Deputado Sibá Machado)