Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > SBPC define temática da 66ª Reunião Anual

SBPC define temática da 66ª Reunião Anual

por Ascom02 publicado 28/08/2013 08h27, última modificação 28/08/2013 08h27
Evento acontece na Ufac e terá como tema ‘Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras’

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) definiu nessa terça-feira, 27, o tema da 66ª Reunião Anual. A Comissão Executiva Local (CEL) encaminhou, no dia 21 de agosto, para a Comissão Executiva Central (CEC), em São Paulo, os temas “Amazônia Produtiva e Sustentável”, “O Papel da Ciência e Tecnologia numa Amazônia sem Fronteiras” e “O Papel da Ciência e Tecnologia na Diversidade Amazônica”.

A temática escolhida pela CEC, com algumas adequações, foi “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. Com o tema definido, a Universidade Federal do Acre (Ufac) dará início à produção do material gráfico que será utilizado na divulgação do evento. A 66ª Reunião Anual da SBPC acontece no campus sede da Ufac, no período de 22 a 27 de julho de 2014.

Escolha dos temas

O processo para a escolha dos temas para a Reunião Anual da SBPC contou com a participação dos centros dos “campi” de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, dos cursos de pós-graduação, do Parque Zoobotânico (PZ), da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal) e dos professores e técnico-administrativos do Colégio de Aplicação (CAP).

A partir das discussões internas, foram definidos, no dia 21 de agosto, a escolha de três temas: “Ciência para uma Amazônia Produtiva e Sustentável”; “O Papel da Ciência e Tecnologia numa Amazônia sem Fronteiras”; e “O Papel da Ciência e Tecnologia na Diversidade Amazônica”. Depois disso, as temáticas foram enviadas para a CEC, que escolheu o tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para ciência e tecnologia.

A programação científica é, geralmente, composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Acontecem, também, durante a reunião anual, eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas: cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.