Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > SBPC se reúne com IRD para discutir parceria

SBPC se reúne com IRD para discutir parceria

por Ascom02 publicado 06/12/2013 16h30, última modificação 06/12/2013 16h46

Dando continuidade aos preparativos para a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em 2014, em Rio Branco-AC, o secretário-geral da SBPC, Aldo Malavasi, e a interlocutora da SBPC no Congresso Nacional, Beatriz Bulhões, participaram nesta quarta-feira, 12, de encontro com comitês do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (Institut de Recherche pour le Développement — IRD), para discutir formas de participação da entidade francesa na reunião. Segundo Malavasi, o IRD ficou de enviar, até 20 de janeiro, propostas de participação, quando acontecerá a próxima reunião de programação da 66ª edição.

Participaram do encontro representantes do Comitê de Orientação Científica e do Comitê de Pilotagem do PPR-AMAZ Dinâmicas ambientais, recursos e sociedades na Amazônia (2012-2016) do IRD, além de pesquisadores da AgroParisTech, por meio de vídeoconferência.

Segundo Malavasi, o interesse do IRD em participar da reunião surgiu devido ao tema da próxima edição, que é "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras". “O instituto desenvolve diversas pesquisas na Amazônia. Por isso, a nossa ideia é que a entidade participe com conferência e simpósio, por exemplo”, explicou.

Conteúdo

Durante a reunião, Malavasi fez uma breve apresentação sobre a SBPC, além de explicar como funciona a organização e estrutura da reunião anual. Já o IRD, por sua vez, apresentou dois projetos de cooperação científica: os Laboratórios Mistos Internacionais (LMI), em especial o Observatório das Mudanças Ambientais e o projeto Paleotraces; e o Programa Piloto Regional para a Amazônia (PPR-Amaz) com seus cinco eixos científicos: “ambientes e processos evolutivos”; “antropização e impactos”; “saúde: populações, ambientes”; “sociedades, territórios e construção identitária”; e “sistemas de conhecimentos sobre a Amazônia”.

Histórico

O IRD, criado em 1944, é um organismo público francês de caráter científico e tecnológico, voltado ao desenvolvimento dos países tropicais parceiros, ligado aos Ministérios do Ensino Superior e Pesquisa e o das Relações Exteriores. As ações do IRD estão focalizadas nas relações entre o homem e seu meio ambiente e distribuídas em seis grandes áreas prioritárias: luta contra a pobreza, migrações, doenças emergentes, mudanças climáticas e riscos naturais, acesso à água e ecossistemas. Tem 900 pesquisadores e 56 unidades mistas de pesquisa.  No Brasil, o IRD desenvolve projetos em parceria com 49 instituições, entre elas, a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Brasília (UnB), entre outras.

(Vivian Costa, da Assessoria de Comunicação da SBPC)

Postado em: 6/12/2013