Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Semana Acadêmica de Comunicação inicia atividades

Semana Acadêmica de Comunicação inicia atividades

por aquinei publicado 19/11/2015 20h15, última modificação 19/11/2015 20h20

A 4ª Semana Semana Acadêmica de Comunicação teve início na noite desta quarta-feira, 18, com a palestra da professora Maria Cristina Gobbi, no Anfiteatro Garibaldi Brasil. O evento, produzido pelos alunos do 6º período do curso de Jornalismo da Ufac, reuniu mais de 100 pessoas, que discutiram os novos rumos da comunicação e o compromisso do jornalista com a sociedade. O tema da Seacom 2015 é “Os (des)Caminhos do Jornalismo”.

Ao destacar o uso das novas mídias, Maria Cristina Gobbi afirmou que todas elas são importantes, mas que não se pode haver uma acomodação em somente conseguir informações através desses meios. “Esse tom imediato da informação, essa facilidade que os jornalistas têm hoje em dia faz com que, muitas vezes, não queiram se envolver de fato com o que está acontecendo. É tudo à distância”, enfatizou. Para a professora, ferramentas como o wattsapp rendem boas pautas, mas não se deve usar as informações repassadas por ele sem uma apuração real dos fatos, pois o jornalista tem um papel importante na formação da sociedade.

Ao longo de sua fala, Gobbi destacou que a comunicação no Brasil é um monopólio de poucas famílias, mas que falam para muitas pessoas. O que, ao seu ver, deve ser combatido veementemente, pois a comunicação é peça importante no processo de formação e educação das pessoas. No entanto, grande parte da população brasileira é refém de conteúdos que dizem respeito aos interesses dos poucos que detêm as concessões dos veículos de comunicação.

Para os alunos, a abertura superou as expectativas, como assegurou Cassia Veras, responsável pela comissão de minicursos. “Para mim, abertura foi um sucesso. A ministrante trouxe uma palestra bem proveitosa para entendermos mais sobre o jornalismo na atualidade, como ele está caminhando e o que precisa ser mudado, destacando o papel fundamental do jornalista no que diz respeito a ajudar a formar opinião pública, sempre prezando pela verdade e pela ética”, frisou.

Uma das professoras organizadoras da Secam, a professora Juliana Lofêgo, destacou que a primeira noite da Seacom cumpriu o compromisso de discutir os caminhos do jornalismo na atualidade, além de envolver os acadêmicos e os profissionais que já atuam no mercado.

PROGRAMAÇÃO: na noite desta quinta-feira, a partir das 18h, a programação da Seacom segue com a apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos. A partir de 20h, tem lançamento de livros de professores da Ufac e show musical com o cantor Dito, vocalista da banda Descordantes, uma das atrações do Sarau das Capivaras que acontece nesta sexta-feira.

Sexta-feira (20/11)

8h -12h Minicursos

14h -18h - Minicursos

19h - premiações dos vencedores do 2º Prêmio Seacom de Trabalhos Acadêmicos e do 2º Prêmio Alcântara de Fotografia, no palco do Lago das Capivaras.

20h - II Sarau das Capivaras (encerramento da 4ª Seacom). Shows das bandas Astronauta Imaginário, Capuccino Jack, Osllo, Descordantes e Euphônicos, no Lago das Capivaras.