Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Servidor conclui graduação com pesquisa sobre direito ambiental

Servidor conclui graduação com pesquisa sobre direito ambiental

por Ascom02 publicado 17/04/2013 13h14, última modificação 17/04/2013 13h14

O técnico-administrativo José Lopes Coutinho, servidor da Universidade Federal do Acre (Ufac) há 26 anos, acaba de concluir o seu bacharelado em Direito, na Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). José Coutinho, que já possuía formação em Ciências Sociais pela própria Ufac, agora se prepara para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), previsto para o próximo mês de junho.

Como trabalho final de curso, Coutinho escreveu a monografia Direito Ambiental: queimadas urbanas e suas consequências para a saúde humana — o caso de Rio Branco-AC, sob a orientação da professora Nara Cibele Braña Bezerra. O trabalho foi aprovado com louvor pela banca examinadora, composta pela própria orientadora e pela professora Ana Carolina Couto Matheus, também vinculada à Ufac.

No que diz respeito à escolha do tema sobre o qual se debruçou para produzir  sua monografia, Coutinho explicou que tentou dar sua parcela de contribuição para extinção da prática das queimadas urbanas, que, para ele, “mesmo proibidas por legislação específica, infelizmente ainda são muito usadas por grande parte da população amazônica, o que acarreta graves complicações para sua saúde”.

De acordo com o agora bacharel em Direito José Coutinho, a solução do problema está nas mãos do poder público e da mídia. Esta dando o maior espaço possível a peças de cunho educativo ambiental; aquele na forma de ações preventivas. “As pessoas precisam entender que o ser humano é o único ente que pode proporcionar a conservação, preservação e o uso sustentável do planeta”, concluiu.