Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Servidores da Ufac participam de seminário sobre aprimoramento de carreira

Servidores da Ufac participam de seminário sobre aprimoramento de carreira

por Ascom02 publicado 08/08/2016 13h34, última modificação 08/08/2016 13h34

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Acre (Sintest-AC) realizou, nesta segunda-feira, 8, um seminário sobre desafios e perspectivas no aprimoramento da carreira dos técnico-administrativos em educação, com a coordenadora geral da Fasubra, Léia de Souza Oliveira.

A programação contou com a presença de servidores da instituição, do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Filomena da Cruz, e da vice-reitora e reitora em exercício Guida Aquino.

Segundo Filomena, a carreira é um dos principais mecanismos de mediação na relação da categoria com a administração superior da universidade e com o governo federal.

“É um equívoco tratar a carreira como uma simples tabela de salário. Trata-se de um instrumento que exige um trabalho constante de aprimoramento”, avaliou. “Estar junto à categoria, discutindo os desafios e as perspectivas, é importantíssimo para todos nós, especialmente neste momento de instabilidade política, social e econômica.”

Entre os temas debatidos, esteve o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, racionalização de cargos, terceirização, greves e conquistas de direitos. “A palavra de ordem é conhecer. Conhecer para combater e conhecer para debater”, disse Léia. “Nós, trabalhadores, não podemos ficar paralisados diante desse contexto de retirada de direitos que está posto. Escola sem partido, PLP [Projeto de Lei Complementar] 257, PEC [Proposta de Emenda à Constituição] 241, reforma previdenciária são verdadeiras afrontas ao trabalhador. É preciso unir forças.”

Guida destacou a importância do apoio ao seminário e a satisfação em realizá-lo. “A administração superior acredita e valoriza os técnicos e estaremos juntos na luta pela não retirada de direitos adquiridos”, opinou, destacando a política de incentivo à qualificação desenvolvida pela atual gestão. “Hoje, temos o orgulho de incentivar nossos técnicos a seguirem a carreira acadêmica com mestrado e doutorado. É o caso do mestrado em Administração, fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.”

Postado em: 8/8/2016