Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Sessão de pôsteres da SBPC reúne mais de mil trabalhos

Sessão de pôsteres da SBPC reúne mais de mil trabalhos

por Ascom-01 publicado 24/07/2014 11h40, última modificação 24/07/2014 11h40

Ciências exatas e da terra, biológicas, da saúde, agrárias, sociais aplicadas, humanas, artes, letras e linguística, engenharias são as grandes áreas contempladas na sessão de pôsteres da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O evento que teve início na tarde de ontem, 23, vai expor, por dia, 400 trabalhos, que totalizam 1594 estudos a serem apresentados ao público até o próximo sábado. Ao lado de cada pôster, um pesquisador apresenta os resultados e o processo de produção do trabalho. “Aberta ao público, essa é uma atividade que além de proporcionar a troca de experiências, apresenta diversas áreas do conhecimento”, diz a secretária da comissão organizadora, Léa Oliveira.

Estudante do curso de letras da PUC – São Paulo, Carlos Augusto, exibe pela primeira vez uma pesquisa na SBPC. “Está sendo uma experiência muito gratificante. Fiz um estudo intitulado ‘Dante na poesia de Haroldo de Campos: Máquina cósmica’. É um diálogo de conhecimento por meio de contos selecionados”, explica.

“Oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor de crianças de Santa Maria” é o tema do estudo da acadêmica de educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Jéssica Selle. O grupo responsável por essa pesquisa percebeu que as crianças de Santa Maria chegavam às escolas com desníveis motores. Elas tinham mais disposição para correr, jogar bola, mas as atividades ligadas à motricidade fina, como pintura e manuseio de fantoches, que exigem mais coordenação e controle, deixavam a desejar.

Jéssica Selle, acadêmica de educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

“Por meio de questionários aplicados aos pais, encontramos como solução o diálogo entre a seleção de brinquedos que eles podem usar em casa e as primeiras atividades escolares, que começam ainda nas creches”, destaca Selle.

ServiçoA apresentação de pôsteres segue até o próximo sábado, 26, de 16h:30 às 18h:30.
Local: Passarelas da Ufac.

Postado em: 24/7/2014