Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Solenidade marca abertura oficial do 1º Congresso Regional de Pesquisa do Estado do Acre e do 24º Seminário de Iniciação Científica da Ufac

por Ascom02 publicado 02/07/2015 15h54, última modificação 02/07/2015 15h54
Estudantes, pesquisadores e autoridades locais reuniram-se no teatro universitário

De 1º a 3 de junho, a Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia o 1º Congresso Regional de Pesquisa do Estado do Acre e o 24º Seminário de Iniciação Científica da Ufac. A solenidade de abertura do evento foi realizada na noite de ontem, 1º, no Teatro Universitário, e contou com a presença de estudantes, pesquisadores e autoridades locais. Durante o dia já haviam sido apresentados os primeiros trabalhos orais e a fixação de pôsteres.

Para o reitor Minoru Kinpara,  o Congresso representa um marco para a socialização do que se tem produzido em ciência no âmbito local. Em seu discurso, ele destacou a importância do estímulo à pesquisa. “Nenhum país do mundo se desenvolveu sem antes ter investido em ciência tecnologia e informação. O Acre e a Universidade cumprem seus papeis ao estimular a pesquisa. As apresentações que veremos nos próximos dias são prova disso”.

A coordenação do evento registrou, ao todo, a inscrição de 1500 pessoas (789 delas com apresentação de trabalhos). As apresentações orais foram definidas através de sorteio entre bolsistas participantes do Programa de Iniciação Científica da Ufac. Os demais trabalhos são apresentados em banner.

“O congresso surge com um ideal de troca, visibilidade e possibilidade de ampliação  de contatos. Alunos, professores e pesquisadores  estarão lado a lado compartilhando, no mesmo espaço, suas experiências”, destacou a diretora de Pesquisa e coordenadora do evento, Cristiane Cardoso.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josimar Batista, falou dos investimentos e avanços em relação à pesquisa no Acre. Na última semana, a Ufac aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o novo mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental. “Fazer pesquisa no Brasil não é tarefa fácil. Não raras vezes o professor tira do próprio bolso recursos para manter a pesquisa e isso não podemos deixar de reconhecer, mas o que eu quero dizer é que por entender a importância da pesquisa dentro da instituição estamos avançando e investindo”, disse.  “Saímos de seis cursos de pós-graduação quando entramos, para 15 e isso é, sim, motivo para se comemorar. Através da pesquisa produzimos ensino e extensão e formamos o tripé da universidade”, finalizou.

A mesa de honra contou ainda com a participação da viceireitora, Guida Aquino; do vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Batista; do secretário de Segurança Pública, Emilson Farias; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa , Mauro Ribeiro;  do secretário Adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Pascoal Muniz; e  Jackson Rondinelli, chefe de pesquisa da Embrapa.

A programação do evento segue durante todo o dia de hoje e amanhã com apresentações orais e de pôster, além de palestras. A solenidade de encerramento e premiação será às 17h30 de amanhã, 3, no Teatro Universitário.  Entre os dias 8 e 10 será a vez de Cruzeiro do Sul receber a programação.

Postado em: 2/7/2015