Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Teatro Universitário sedia 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

Teatro Universitário sedia 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

por Ascom-01 publicado 17/06/2013 14h35, última modificação 18/06/2013 07h22
Evento realizado pela Sema debaterá políticas públicas sobre destino, redução e reutilização de resíduos sólidos

A Universidade Federal do Acre (Ufac) é uma das instituições que integra a Comissão Organizadora Estadual (COE) da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Nesta segunda-feira, 17, pela manhã, o reitor em exercício, Enock Pessoa, recebeu o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, para tratar da organização da etapa estadual da conferência, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro, no Teatro Universitário.

A conferência tem por finalidade discutir a implementação de políticas públicas para o tratamento dos resíduos sólidos, focalizando quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda; e educação ambiental. Em síntese, trata-se de discutir e propor soluções para o problema do lixo: como reduzi-lo, como descartá-lo adequadamente e como aproveitá-lo na geração de emprego e renda.

Conforme a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, o governo federal adota como meta acabar com os lixões até 2014, substituindo-os por aterros sanitários, aos quais serão destinados apenas dejetos que não podem ser reciclados. Desse modo, os municípios deverão oferecer a coleta seletiva à população.

A diretora do Parque Zoobotânico (PZ), Cristina Boaventura, representa a Ufac na organização estadual da conferência. “A universidade está afinada com esse tema e adiantada nas discussões ambientais”, destacou. “Inclusive, já planeja a implantação de um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos no campus Rio Branco”.

A fase estadual da conferência é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A fase nacional ocorrerá, em Brasília, de 24 a 27 de outubro, ocasião em que representantes de vários setores da sociedade, eleitos nas fases anteriores (municipal e estadual), debaterão os resíduos sólidos a fim de construir políticas públicas para todo o país.