Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Técnico-administrativos da Ufac recebem diploma de MBA em Gestão Pública

Técnico-administrativos da Ufac recebem diploma de MBA em Gestão Pública

por petrolitano publicado 17/10/2011 11h55, última modificação 17/10/2011 16h42
Parceria com o Tribunal de Contas do Estado garantiu diplomação para mais de sessenta servidores.
Técnico-administrativos da Ufac recebem diploma de MBA em Gestão Pública

Formandos do MBA em Gestão Pública e representantes da Ufac e Tribunal de Contas do Estado

Fruto de uma parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), mais de vinte técnico-administrativos receberam, na última sexta-feira, 14, seus diplomas de conclusão da pós-graduação - MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo.

As aulas tiveram início em agosto de 2009 e foram ministradas por professores de Curitiba (PR) por teleaula, que aconteciam duas vezes por semana, na sala ambiente do Órgão dos Colegiados, no campus. A turma teve início com mais de noventa candidatos, e sessenta concluíram o curso. Desses, vinte e seis estavam presentes para receber o diploma de conclusão na solenidade de sexta-feira.

A sobrecarga de atividades (família, estudos e trabalho, entre outros afazeres), contribuiu para a queda do número de participantes. Segundo a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre Naluh Gouveia, o Tribunal estuda a possibilidade de promover novos cursos. “Estamos nos programando para oferecer outros cursos que estejam voltados para área administrativa”, afirmou.

Para a reitora da Ufac, Olinda Batista Assmar, a pós-graduação com o diferencial "Ênfase em Controle Externo" vem contribuir para a política de transparência com as contas públicas.

“Quando se fala na rede de controle externo, as pessoas demonstram certa apreensão. Agora, quando há pessoas que entendem de fato do que se trata, para que serve, como usar e para que usar, estamos falando de pessoas com um novo perfil de gestores públicos. São elas que irão divulgar, conscientizar e sensibilizar os outros colegas de que é preciso ter uma transparência na gestão, e isso só ocorre quando se tem consciência daquilo que está sendo feito, com a transparência necessária”, disse.

Para Naluh Gouveia, o curso é mais que uma formação, é um marco na história da gestão pública. “O TCE é visto como uma instituição que tem por finalidade punir. E não é bem assim. A verdadeira função do controle externo é o consenso. É mostrar como deve ser na parte contábil e financeira. É mostrar como deve ser administrado o dinheiro público. Muitas vezes, as instituições não sabiam nem por que estavam sendo penalizadas. Isso é que era o pior. Hoje não - hoje há condições para saber o que é lançamento, o que é LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual), entre outros. Estamos ajudando a construir um novo perfil de gestores.”

Ainda segundo a conselheira, a falta de informação prejudica e traz danos irreparáveis ao setor público.  “A própria universidade tem passado por muitos problemas por causa do controle externo. Muitos desses problemas ocoreram por falta de conhecimento. Eram acadêmicos e que de repente se tornaram gestores públicos. O curso vem para sanar essa necessidade, esclarecer o que é o controle externo.  É muito melhor dialogar, chegar a um consenso, antes de aplicar a punição. Essa é uma nova visão de administração. A Ufac tem que se inserir nesse novo modelo, porque é um centro de excelência, um centro do conhecimento”, reforçou.