Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Tese de doutorado analisa comunicação em saúde
conteúdo

Tese de doutorado analisa comunicação em saúde

por Ascom02 publicado 24/03/2015 11h25, última modificação 24/03/2015 11h25

A professora Juliana Lofêgo, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), acaba de defender sua tese de doutorado em Ciências, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro. Seu trabalho recebeu o título “Diálogo, direito e vínculo na garantia da integralidade em saúde: visibilidade para as práticas de comunicação no itinerário terapêutico de mulheres na Amazônia Ocidental”.

De acordo com a nova doutora, a sua pesquisa enfocou “a perspectiva dialógica da comunicação, em que as ideias de vinculação e vínculo surgem como objeto que possibilita a integração entre teoria e prática, identificando a dialogia como elemento constituinte das relações sociais, culturais e políticas”. O desdobramento disso, explicou Juliana, foram as reflexões contidas na tese “sobre o direito à comunicação e suas implicações no direito humano à saúde”.

A estratégia metodológica utilizada no trabalho da professora Juliana foram os itinerários terapêuticos, no acompanhamento de relatos sobre a busca por cuidado com 16 usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que elas narraram experiências em que a dificuldade em serem ouvidas e consideradas interferiu na garantia do direito à saúde. Também foram realizadas entrevistas com 15 gestores dos âmbitos nacional, estadual e municipal.

Entre as conclusões da pesquisa, a de que “o uso instrumental da comunicação é naturalizado no cotidiano das unidades e instituições de saúde, sendo baseado principalmente na transferência de informação sobre normas ou procedimentos para usuários. Além disso, embora haja espaços e discursos abertos à participação dos usuários, as políticas públicas e os serviços não costumam incluir os usuários na construção e avaliação de orientações ou ações”, disse Juliana Lofêgo.

O trabalho completo pode ser encontrado na Biblioteca Central da Ufac.

Postado em: 24/3/2015

(Ascom-Ufac)