Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Trilha do seringueiro aproxima participantes da SBPC Jovem Mirim da natureza

Trilha do seringueiro aproxima participantes da SBPC Jovem Mirim da natureza

por Ascom02 publicado 26/07/2014 18h42, última modificação 26/07/2014 18h42

Um dos programas da SBPC Jovem Mirim é a visita à Trilha do Seringueiro, localizada no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac). Essa é a primeira vez que a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove uma atividade em uma trilha na floresta.

O passeio realizado quatro vezes por dia tem a duração de uma hora e quinze minutos, em uma extensão de 3 km. Durante a trilha, os visitantes podem observar objetos utilizados pelos seringueiros, representações da casa ondem moravam, a beleza da fauna e a flora da Amazônia.

Três monitores narram um pouco sobre a história do Acre e do Parque Zoobotânico durante a atividade.  Abordam temas como o primeiro e o segundo ciclo da borracha, a sobrevivência dos seringueiros, os preconceitos que as mulheres sofriam. Para finalizar o passeio, os visitantes são levados ao herbário, espaço que reúne mais de 130 tipos de planta.

Vice-coordenador da SBPC Jovem Mirim, Reginâmio Bonifácio destaca que a trilha do seringueiro é uma peculiaridade do evento. “A temática ao ar livre proporciona um maior contato com a natureza e conta um pouco da história acreana”, acrescentou.

O estudante Alípio Vicente lamentou não ter visto muitos animais, além dos macacos, mas gostou muito do passeio. Ele considera importante mostrar a diversidade da natureza e da cultura local aos que visitam a trilha.

Gilliana Samy, estudante do ensino médio no Colégio Barão do Rio Branco, ficou encantada com a Trilha do Seringueiro. “Estou amando, desde as árvores, os animais, a história de como os seringueiros viviam naquela época, os objetos que eles utilizavam e a importância que o Acre teve no período da borracha”, comentou ao final da trilha.

Postado em: 26/7/2014