Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac abre 8ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Ufac abre 8ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

por Ascom02 publicado 13/09/2016 16h08, última modificação 13/09/2016 16h08

A Universidade Federal do Acre (Ufac) iniciou, nesta segunda-feira, 12, a programação da 8ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária e do 3º Simpósio sobre Pesquisa em Sanidade Animal na Amazônia Ocidental.  A programação segue até sexta-feira, 16, e contempla a comunidade acadêmica interna e externa, com professores, gestores, estudantes, egressos e convidados.

O evento, que tem como objetivo o aprimoramento da formação acadêmica dos futuros médicos veterinários, fortalecendo o ambiente acadêmico e estimulando a troca de experiências e o contato com outras realidades, não tem um tema específico.

“Optamos por não delimitar um tema único por entender a necessidade de uma discussão ampla acerca da medicina veterinária”, destacou o coordenador do curso, Francisco Glauco Santos. “Teremos espaço para temas vinculados à pecuária, mas também à silvestre, com criação, clínica, cirurgia e sanidade; será um espaço proveitoso.”

A semana é um evento anual realizado desde a criação do curso, em 2009. Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o sucesso do evento representa a coesão existente entre docentes, técnico-administrativos e estudantes da área.

“O curso de Medicina Veterinária é alvo constante de elogios. Há bem pouco tempo, poucos sonhavam com a possibilidade de termos o curso implantado regularmente no nosso campus. Hoje, é uma realidade. E já comemoramos a pós-graduação, com programas de mestrado e doutorado”, disse o reitor. “O curso de Medicina Veterinária da Ufac é jovem, porém muito mais que consolidado.”

Programação

A 8ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária conta com 14 palestras e dez minicursos. O simpósio tem três palestras e exibição de pôsteres sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos no programa de pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental.

Hoje, as palestras são sobre técnicas de motivação em prática (Monica Ferraz, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e do Serviço Nacional de Aprendizagem  Industrial); aspectos gerais e diagnóstico de leishmanioses (Acácio Duarte, da Ufac);  comportamento e bem-estar de bovinos e suas relações com a produção de qualidade (Bruna Rosa, da Ufac); e comportamento animal (Giuliano Lesnau, da Universidade Federal do Paraná).

Entre os minicursos, com início nesta quinta-feira, 15, há temas como: emergência médica em pequenos animais, adestramento básico, ações de defesa animal, congelamento e refrigeração de sêmen equino etc.

Postado em: 12/9/2016