Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac adere a programa para formação de 1041 professores

Ufac adere a programa para formação de 1041 professores

por Ascom-01 publicado 16/01/2014 08h55, última modificação 16/01/2014 10h21

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nessa quarta-feira, 15, o lançamento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul. O objetivo do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Ufac adere a programa para a formação de 1041 professores

Em Cruzeiro do Sul, 320 alunos compõem oito turmas, sendo cinco de Pedagogia, uma de Letras-Português, uma de Geografia e uma em Ciências Biológicas. Ao todo, 19 municípios do Acre serão beneficiados com a realização do Parfor, que ofertará 1041 vagas em quatro cursos: Pedagogia, Letras-Português, Geografia e Ciências Biológicas. O coordenador do programa, Mark Clark, afirma que, para que houvesse a realização do Parfor no Estado, foi necessário “diversificar as modalidades de oferta”.

Ufac adere a programa para a formação de 1041 professores

No interior do Estado, grande parte dos professores do ensino básico possui apenas nível médio. “A formação de professores sempre foi um projeto desafiador”, declarou o secretário Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul, Ivo Galvão. A diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação do Acre, Cleide Prudêncio, disse que “esse é um momento de grandes proporções”. Ela citou as inúmeras parcerias realizadas com a Ufac e os municípios para promover a formação dos professores da rede básica de ensino.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, falou sobre a importância da universidade no Estado, com realizações, mediante parcerias, para a expansão do ensino superior. “Aproximadamente 95% dos professores da rede básica foram formados pela Ufac”, destacou. Em seu discurso, ele motivou os novos ingressos na instituição a não desistir diante dessa nova etapa de suas vidas. “Só teremos vitórias se lutarmos”, disse.

Ufac adere a programa para a formação de 1041 professores

Para a estudante de Pedagogia, Leonarda Silva, a conclusão do curso será importante. “Formar-se abrirá muitas portas, como, por exemplo, fazer os concursos que ainda não podemos”, lembrou. A acadêmica, que precisa andar 45 minutos para chegar à sala de aula, retrata a realidade de muitos desses professores atendidos pelo Parfor. A maioria deles leciona na zona rural das cidades de Porto Walter, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, precisando vir até Cruzeiro do Sul para estudar.

Também estiveram presentes no lançamento a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino; o prefeito do município de Mâncio Lima, Cleidson Rocha; o Secretário Municipal de Educação de Rodrigues Alves, Manuel Orleilson Ferreira; a diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação do Acre, Cleide Prudêncio; a coordenadora do curso de Pedagogia, Aldecy Rodrigues; a assessora técnica pedagógica do município de Porto Walter, Maria Ruth Bernadino; e o representante do prefeito do município de Porto Walter, José Estevão Barbari.

O Parfor é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e com instituições de ensino superior. O ingresso se dá por meio do cadastro e pré-inscrição na “Plataforma Freire”, precisando estar cadastrado no “Educacenso” na função de docente ou tradutor intérprete de Libras na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

Durante o lançamento do Parfor, a coordenadora do curso de Pedagogia, Aldecy Lima, realizou o lançamento do 2º Congresso de Educação do Vale do Juruá, que acontece em maio de 2014.

Postado em: 16/1/2014