Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac adere ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Ufac adere ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

por Ascom-01 publicado 24/10/2014 10h07, última modificação 24/10/2014 10h07
Parceria fortalecerá a integração interinstitucional e internacional, por meio de programas de mobilidade para professores e alunos

A Universidade Federal do Acre (Ufac) foi aceita no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). A adesão ocorreu durante o 6º Seminário Internacional e a 7ª Assembleia Geral do GCUB, entre os dias 14 e 16 deste mês, em Recife. O reitor Minoru Kinpara e a vice-reitora Guida Aquino participaram dos eventos.

Para Guida, a participação da Ufac no Grupo Coimbra pode ser considerada uma grande vitória, pois garante diversas ações, como o desenvolvimento de relações acadêmicas, científicas e culturais, bem como o estímulo à mobilidade de professores e alunos entre as universidades integrantes do grupo, localizadas na Europa, na América Latina e na África.

O GCUB é composto por universidades nacionais que reconhecem a Universidade de Coimbra como matriz. Sua missão envolve a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas parceiras estrangeiras.

A vice-reitora Guida Aquino também salientou que, com esse caminho aberto, poderão ser organizados colóquios e seminários nacionais e internacionais, em parceria com instituições associadas ao GCUB. Além disso, poderá se desenvolver cooperação entre as editoras universitárias das universidades envolvidas. Outra ação possível é a cooperação nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, fomentando a organização de redes de investigação orientadas para projetos de valor estratégico, em busca do fomento da internacionalização de todos os membros do Grupo Coimbra.

A Guida lembrou, ainda, que outra ação relevante é a possibilidade de trabalhar no sentido de garantir o reconhecimento recíproco dos títulos e graus acadêmicos obtidos nas instituições do GCUB, fato que pode potencializar tanto os processos de qualificação de docentes e discentes quanto à cooperação no âmbito dos ensinos de graduação e pós-graduação.

Ufac adere ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

O reitor e a vice-reitora participaram do 6º Seminário Internacional, denominado “Universidade Internacional: modelos e estratégias”. Segundo Kinpara, o seminário teve uma programação bastante intensa, mediante a qual foram debatidos grandes desafios da universidade contemporânea, como a integração da educação, investigação e inovação, no âmbito da cooperação internacional, entre o Brasil e os países europeus. Também foi muito discutida a qualidade nos processos de mobilidade acadêmica, conforme estratégias de cooperação específicas entre as universidades integrantes do Grupo Coimbra.

Postado em 24/10/2014