Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac apresenta projetos de expansão ao governador Tião Viana

Ufac apresenta projetos de expansão ao governador Tião Viana

por ricardo publicado 01/02/2011 13h20, última modificação 07/04/2011 15h19
Reitora busca parceria com o Governo do Estado para ampliação do ensino superior

A Universidade Federal do Acre (Ufac), única no Brasil a estar presente em todos os municípios acreanos graças a uma parceria com o governo do Estado, quer continuar a expansão do ensino superior. Com esse motivo nobre, a reitora Olinda Batista, acompanhada por pró-reitores, visitou o governador Tião Viana para que juntos possam trabalhar pela melhoria dos campus acreanos.

Entre os projetos apresentados ao governador pela reitoria estão a construção de um centro olímpico no campus de Rio Branco e a o Campus do Alto Acre, a ser construído em Brasiléia em benefício de uma população de 60 mil habitantes nos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, e Xapuri.

Dois mil jovens concluem o ensino médio a cada ano e nem todos tem a possibilidade de ingressar num curso superior.

Segundo a reitora Olinda Batista, o centro olímpico vai beneficiar toda a comunidade da capital, que passa a ter um centro de excelência para a prática esportiva, e os acadêmicos do curso de Educação Física terão uma prática mais consistente.

“Os projetos estão prontos e já conseguimos alguns recursos, mas não são suficientes para a execução.”, explicou a reitora. Em Brasileia, o primeiro passo para a construção do Campus do Alto Acre é a aquisição do terreno. “Temos que pensar num projeto a longo prazo, garantindo a expansão do campus, já que é uma região de fronteira, com muitas possibilidades de desenvolvimento. Há dez anos a prefeitura doou um terreno de 10 hectares que hoje não atende a demanda. Por isso precisamos de uma nova área, de 60 hectares.” disse a prefeita Leila Galvão.

O governador Tião Viana gostou dos projetos e se comprometeu a ser o que chamou de “um embaixador da universidade acreana junto ao Mec”. Uma agenda com o ministro da Educação deve ser marcada para março, onde Governo do Estado e Ufac levarão os projetos de expansão para o ministério em busca de recursos.

“O Governo tem muito interesse que a universidade consiga se expandir, se mantenha nos municípios e amplie a oferta de cursos”, disse o governador Tião Viana.

O campus de Brasiléia, um investimento de R$ 72 milhões, será construído em etapas. A longo prazo a meta é oferecer dez cursos na região.

foto_sergio_vale_3_2_31012011.jpg foto_sergio_vale_4_3102011_.jpg

Entre os projetos apresentados pela reitora está a construção do campus Alto Acre em Brasileia (Foto: Sérgio Vale/Secom)