Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac aprova mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental junto à Capes

Ufac aprova mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental junto à Capes

por Ascom02 publicado 25/06/2015 15h45, última modificação 25/06/2015 15h45

A Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovou novo mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa objetiva a formação de mestres para atuar de forma interdisciplinar em variados campos da Ciências da Saúde. O mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental busca subsidiar a formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde.

O curso tem como público alvo profissionais da área da Saúde.  A proposta é constituída por duas áreas de concentração, englobando as Doenças não transmissíveis e infectoparasitárias e Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade. O mestrado apresenta quatro linhas de pesquisa, que são: estudos epidemiológicos e clínicos em doenças crônicas e em doenças transmitidas por vetores na Amazônia Ocidental; epidemiologia e biologia molecular aplicada a doenças infectoparasitárias; biotecnologia aplicada à saúde e estudo da relação do exercício e do alimento na saúde e na alta performance.

A proposta contou com a participação de 17 professores permanentes e quatro professores colaboradores. O mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental conta inicialmente com entrada para 20 alunos, podendo haver a entrada de até três alunos por professor permanente, ficando a critério do docente.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação em exercício, Romeu Paulo Martins Silva, a aprovação do mestrado significa “uma maior capacitação para os profissionais da área de saúde e representa um incentivo à pesquisa, tanto no bacharelado quanto nas pesquisas acadêmicas”, frisou.

Atualmente, a Ufac possui dois cursos próprios de doutorado, exigência mínima, conforme lei, que lhe outorga, junto ao Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o status de universidade. São eles: Produção Vegetal e Saúde Coletiva. Além disso, destaca-se com nove cursos de mestrado. Confira-os a seguir:

• Ecologia e Manejo de Recursos Naturais: trata-se de um mestrado importante para o desenvolvimento sustentável, pois seu objetivo primordial é a capacitação de profissionais para a pesquisa sobre temas que são estratégicos para o desenvolvimento da região. Suas linhas de pesquisa são: manejo de recursos naturais, sociedade e meio ambiente.

• Desenvolvimento Regional: representou uma expansão da oferta de pós-graduação na Ufac, em caráter multidisciplinar. Propicia formação técnico-científica à comunidade acadêmica, com aprofundamento na pesquisa para solucionar problemas da região.

• Produção Vegetal: seu principal objetivo é proporcionar aprofundamento científico a profissionais da área de ciências agrárias, sobretudo em atividades de ensino e pesquisa com espécies vegetais nativas ou exóticas, cultivadas ou com potencial agrícola para a Amazônia.

• Letras: Linguagem e Identidade: consolida pesquisas na área da linguagem e sua inserção no contexto regional. Divide-se em três linhas de pesquisa: análise e descrição linguística, cultura e sociedade, linguagem e escola.

• Saúde Coletiva: funciona em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É um curso bienal, com o objetivo maior de aprofundar a pesquisa na área de saúde, além de buscar soluções para enfrentar problemas de saúde pública.

• Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia: oferece a profissionais da área uma formação com perfil inovador, no sentido de torná-los atualizados com novos saberes de teor interdisciplinar, no tocante à geração de processos e produtos tecnológicos de elevado valor científico.

• Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental: busca o aprimoramento de profissionais relacionados à área, atualizando-os e qualificando-os com um perfil diferenciado e inovador.

• Educação: seu objetivo principal é promover a formação de mestres em educação de acordo com os princípios de construção de uma escola pública democrática e de qualidade social, além de promover e estimular a cooperação entre pesquisadores da região Norte com o restante do país.

• Profissional em Ensino de Ciência e Matemática: busca aprimorar a formação continuada dos professores por meio de atividades de pesquisa aplicada e do desenvolvimento da prática pedagógica, fomentado a reflexão sobre o exercício da profissão e o processo de ensino e aprendizagem.

Postado em: 25/6/2015