Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa do projeto ‘Segurança Pública nas Fronteiras’
conteúdo

Ufac participa do projeto ‘Segurança Pública nas Fronteiras’

por Ascom02 publicado 11/06/2013 15h55, última modificação 12/06/2013 10h17

Professores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Acre (Ufac) estão integrados ao projeto nacional “Segurança Pública nas Fronteiras”, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de acordo firmado com o Ministério da Justiça (MJ).

O principal objetivo da pesquisa é fazer um diagnóstico da situação da segurança publica na faixa de fronteira, identificando-se os riscos para a segurança e o desenvolvimento regional.

O projeto abrange 588 municípios e 11 estados brasileiros, sendo 122 municípios na faixa fronteiriça. No Acre, 16 municípios serão mapeados: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manuel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa dos Purus e Sena Madureira.

Dentre os problemas que ameaçam a segurança nas regiões fronteiriças, destacam-se os homicídios, a economia das drogas ilícitas, o tráfico de pessoas e a imigração ilegal de estrangeiros. A pesquisa servirá como subsídio ao desenvolvimento de um banco de dados que irá avaliar os resultados das ações empreendidas pela Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e pelo plano estratégico de fronteiras da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A coordenação nacional  do projeto é de responsabilidade dos professores Michel Misse e Lia Osório Machado, ambos da UFRJ, e a coordenação regional está a cargo da professora Marisol de Paula Reis Brandt, do CFCH da Ufac.