Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac concede Título de Doutor Honoris Causa a Sebastião Salgado

Ufac concede Título de Doutor Honoris Causa a Sebastião Salgado

por Ascom02 publicado 23/09/2016 12h33, última modificação 23/09/2016 12h33

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Conselho Universitário, concedeu na noite dessa quinta-feira, 22, o Título de Doutor Honoris Causa ao fotógrafo Sebastião Salgado. No Teatro Universitário da Ufac, fotógrafos, jornalistas e acadêmicos do curso de Jornalismo acompanharam o evento que, além da solenidade, contou com uma palestra do renomado fotógrafo e uma exibição fotográfica da série “Amazônia”.

O Conselho Universitário é presidido pelo reitor da Ufac, Minoru Kinpara, que externou a alegria do momento. “Sebastião Salgado é um militante em prol da justiça social e que, através de suas fotos, expõe os principais dramas humanos”, disse.

Kinpara também fez referência ao trabalho do fotógrafo na região amazônica. “Salgado está com uma exposição sobre a Amazônia, com uma leitura maravilhosa, através de imagens que têm vida própria, não precisam de legenda e atingem profundamente o coração e a alma da gente, despertando um desejo de lutar para preservar essa natureza magnífica que nós temos”, opinou.

O reitor lembrou, também, os 15 anos da criação do curso de Jornalismo da Ufac. “A universidade se sente honrada em homenagear alguém que tem dado uma grande contribuição para a ciência, a cultura, a sociedade e o jornalismo”, comentou. “E essa homenagem vem a calhar, pois é um momento em que comemoramos os 15 anos do curso de Jornalismo.”

Salgado é um dos fotógrafos mais premiados do mundo, sendo considerado o melhor fotojornalista documental, reconhecido como autor de uma obra que é referência internacional na fotografia contemporânea. Ele esteve no Acre em março deste ano, quando realizou um trabalho com o povo indígena achaninca, no rio Amônia, em Cruzeiro do Sul.

Em sua palestra, o fotógrafo, documentarista, ambientalista e economista agradeceu o título e a honraria, prometendo respeitar os princípios da Ufac. “Principalmente no que se refere aos direitos humanos e aos direitos da sociedade”, completou.

Ele saudou os alunos e lembrou que também teve o “grande privilégio” de ser formado por uma universidade. “Isso é a oportunidade maior que os jovens têm, a de poder cursar uma universidade”, declarou “A quantidade de ferramentas que nós recebemos em uma universidade, mesmo sem perceber que estamos recebendo, é muito grande. Foram muitas referências que me ajudaram na vida de fotógrafo. A base da minha fotografia eu recebi na universidade.”

Compondo a mesa de honra, estavam a vice-reitora, Guida Aquino; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa; o governador do Estado do Acre, Tião Viana; e o senador Jorge Viana (PT-AC).

Também estavam presentes no evento índios da tribo iauanauá, onde Salgado realiza um trabalho de fotografia. Mulheres da tribo realizaram uma apresentação musical ao som de voz, violão e percussão. Após a palestra, houve a apresentação de 150 fotos da exposição “Amazônia”, ao som de “Bachianas brasileiras”, de Villa Lobos.

Doutor Honoris Causa

O Título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes e aos que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade, o país ou prestado relevantes serviços à universidade.

Em 50 de anos de história e 40 anos de federalização, a Ufac outorgou cinco títulos de Doutor Honoris Causa.

Postado em: 23/9/2016