Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac consegue junto à Capes investimentos para projetos de Doutorado Interinstitucional

por glauco publicado 26/08/2015 14h50, última modificação 26/08/2015 14h50
Os Mestrados Interinstitucionais serão financiados com recursos próprios da instituição

A Universidade Federal do Acre (Ufac) garantiu junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recursos para projetos de Doutorado Interinstitucional (Dinter). Os projetos de Mestrado Interinstitucional (Minter) serão financiados com recursos próprios da Ufac. Os projetos foram aprovados em 2014 e fazem parte de uma ação da atual gestão para continuar aumentando os quadros de mestres e doutores, em curto prazo, elevando assim os índices de qualificação dos servidores.

Os seguintes Dinter serão financiados pela Capes: Enfermagem (Unifesp/Ufac: 20 vagas), Ciências Criminais (PUC-RS/Ufac: 11 vagas) e Letras Linguísticas (Unesp/Ufac: 15 vagas). A perspectiva é de qualificação de 46 doutores.

Apesar de um ano de cortes no orçamento, os projetos Minter serão financiados com recursos da Ufac. São eles o Minter Direito (UnB: 20 vagas) e o Minter Administração (UFRGS/Ufac: 25 vagas). Com perspectiva de qualificação de 45 mestres.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara esteve reunido no começo do ano de 2015 com o presidente e os principais diretores da Capes para interceder pela aprovação dos financiamentos. “Tinhamos um compromisso assumido, que foi antes dos cortes no orçamento. Sendo assim, organizei uma reunião entre os reitores da região Norte e a Capes. Os projetos de Dinter e Minter são prioridades para as universidades desta região, pois temos dificuldade em atrair novos doutores e mestre e até de fixar o que já temos”, explicou Kinpara. "Na região Sul e Sudeste, isto não é prioridade. Para a nós, é essencial”, pontuou.

Atualmente, cerca de 90 docentes e técnico-administrativos estão cursando programas de pós-graduação nas modalidades de Minter e de Dinter.

Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) são turmas de mestrado acadêmico e de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa.

Novos doutorados e mestrado

Durante a reunião em Brasília o reitor da Ufac fez a Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) de dois novos doutorados. Um na área de Medicina Veterinária e outro para o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPG-CITA). "Serão agora cinco os programas de doutorado, juntando com os três já existentes. Na mesma reunião tratamos do mestrado em Engenharia Florestal e estamos na expectativa da aprovação”, ressaltou Kinpara.

Postado em: 26/8/2015.