Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac constrói teatro de referencia regional

Ufac constrói teatro de referencia regional

por petrolitano publicado 14/10/2011 16h20, última modificação 17/10/2011 11h43
Em fase de construção o novo anfiteatro, conta com tecnologia e sofisticação.

O conhecido anfiteatro Garibaldi Brasil na Universidade Federal do Acre, inaugurado em 29 de setembro de 1988, em breve dividirá sua abarrotada agenda com o novo teatro já em construção no Campus de Rio branco.

O projeto de construção do novo anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), está sendo executado por uma empresa de engenharia no Campus da Universidade de Rio Branco, tendo como agente participante o Governo Federal. A construção da obra está orçada em R$ 7.410.326,71 e tem um prazo de quatrocentos e cinquenta e cinco dias para seuanfiteatro1 término. O início da obra se deu em janeiro de 2011.

Antônio José, ajudante encarregado da obra comenta que os mais de quarenta funcionários que trabalham atualmente, recebem alimentação, que compreende café da manhã almoço e nos dias em que o trabalho precisa se estender até mais tarde, recebem também o jantar. Ainda segundo ele, todos os funcionários utilizam (Equipamento de Proteção Individual) EPI e que em todo tempo de obra não houve acidentes.

O encarregado diz que a obra sofreu alguns contratempos devido à riqueza de detalhes. Segundo ele, as irregularidades das formas de concreto, são todas elas feitas manualmente  e por isso consomem um tempo acima do que estão acostumados em outras obras além das frequentes chuvas,  no início do ano.

Anseio antigo

De acordo com a equipe da execução e fiscalização do projeto, a obra terá dois andares e acomodações para oitocentas e oitenta e uma pessoas.

Por ser tratar de uma necessidade antiga da Ufac, a obra é um desejo do tempo em que a atual reitora, Olinda Batista, era vice reitora e responsável pelos eventos e festividades da Ufac.

Naquela época, já sentia a necessidade de um local para eventos e formaturas que comportasse uma grande quantidade de pessoas, uma vez que o atual suporta aproximadamente duzentas.

O novo espaço acompanha o crescimento da Universidade e terá como principal finalidade de atender as demandas da comunidade acadêmica. Estará apto para também receber peças teatrais e outros eventos de maior porte. Essa construção faz parte de um projeto que contemplará ainda, o museu da Ufac e um Centro Olímpico, será uma forma de integração em parceria entre comunidade e universidade.anfiteatro 2

Segundo o arquiteto da prefeitura do Campus universitário (PREFCAM/UFAC) Jorge Mardini Sobrinho, o teatro que está em construção é uma obra atual.

“A obra é arrojada e tem soluções de engenharia audaciosas. Ela será uma referência em espaço cultural de grande dimensão no cenário da cidade de Rio Branco, do Estado do Acre e da Região Amazônica. Teremos então um espaço adequado para todos os eventos educativo-culturais, sofisticado e de primeira linha” disse.

O teatro possui detalhes como revestimento com isolamento acústico, painéis de madeira com finalidade de amortecer o som, iluminação dimensionada especialmente para ambiente teatral, cadeiras especiais, camarins, climatização.

O arquiteto comentou sobre as dificuldades técnicas de condução das obras devido a detalhes como ergonomia, acessibilidade.

“As obras estão sendo administradas pela PREFCAM, com a gestão técnica da prefeita e arquiteta Ione Maria Jalul Araujo de Alexandria, com o Engenheiro Civil André Queiroz, chefe de serviços de obras e manutenção e encarregado direto dos serviços de fiscalização da obra civil do teatro, além dos fiscais, a engenheira Civil Marilza Silva Sena e arquiteto Jorge Mardini Sobrinho.