Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac discute consolidação de pesquisa em energia solar com Companhia Europeia de Estudos Estratégicos

por Ascom02 publicado 15/01/2013 14h15, última modificação 15/01/2013 15h16

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, recebeu hoje pela manhã, 15, o consultor da Companhia Europeia de Estudos Estratégicos (Ceis), Charles Huguet, para tratar da consolidação de pesquisas em energia solar. O objetivo é utilizar o painel solar fotovoltaico para a geração de eletricidade em comunidades do interior do Estado do Acre.

Segundo Charles Huguet, a construção do Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac) configura-se como espaço para pesquisa e extensão, bem como para se pensar novas alternativas considerando o uso sustentável da energia solar.

Painel solar fotovoltaico

O painel solar fotovoltaico é formado por um conjunto de células solares interligadas eletricamente e encapsuladas, formando o módulo fotovoltaico. Quando montados de modo a formar uma estrutura única, esses módulos, também interligados eletricamente, resultam na construção do então chamado painel solar fotovoltaico. Quando expostos ao sol, os painéis captam a luz solar e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. Apesar de cada célula solar fornecer uma quantidade relativamente pequena de energia, um conjunto de células solares espalhadas numa grande área pode gerar uma quantidade de energia suficiente para abastecer, por exemplo, uma residência.

Centro de Excelência em Energia do Acre

O centro está com 70% da construção pronta e ocupa uma área de 3.000 metros quadrados. Na primeira fase da obra foram investidos mais de R$ 36 milhões em infraestrutura e na aquisição de equipamentos. Outros US$ 10 milhões captados junto a agências internacionais serão utilizados para a formação de recursos humanos.

O Ceeac é uma Oscip e é gerenciado por um conselho deliberativo composto por nove pessoas indicadas pela Eletrobras, Ufac, empresas e consórcios associados. São parceiras e mantenedoras do centro as empresas Energia Sustentável, Santo Antônio Energia, Interligação Elétrica do Madeira e Norte Brasil Transmissora de Energia, além das empresas Alstom, Siemens, Voith Hydro, Impsa e Andritz Hydro.

O Ceeac está sendo criado para atender às demandas de pesquisas em energia, especialmente aquelas envolvendo geração de energia com turbinas tipo bulbo e transmissão de energia em corrente contínua. O centro vai suprir, ainda, a necessidade de qualificação de mão de obra especializada, capacitando profissionais em engenharia e tecnologia da informação, não só na graduação, mas ofertando mestrado e doutorado também. A ideia é fixar profissionais e estimular o desenvolvimento da região amazônica, onde há um grande potencial de geração de energia elétrica. O Acre foi escolhido por estar próximo a grandes empreendimentos, como as usinas Santo Antônio e Jirau, além das respectivas linhas de transmissão.