Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac disponibiliza computadores nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul para estudantes se inscreverem no Sisu

por Ascom02 publicado 07/01/2013 13h55, última modificação 07/01/2013 14h01

O Ministério da Educação (MEC) deu início hoje, 7, às inscrições no Sistema Unificado (Sisu), que se estendem até sexta-feira, 11, pela internet. Os estudantes que não tiverem acesso à internet podem procurar a sala virtual da Biblioteca Central no campus Rio Branco. Em Cruzeiro do Sul, os estudantes podem procurar o Laboratório de Informática, no campus Floresta.

Este ano foram oferecidas 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. Em 2012, foram distribuídas mais de 108 mil vagas no primeiro semestre e mais de 30 mil no segundo.

Podem concorrer às vagas somente os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. Candidatos que tenham zerado a prova de redação estão automaticamente eliminados do Sisu 2013.

Para realizar a inscrição, é necessário acessar o site oficial do Sisu, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, e informar número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2012. Em caso de perda, será possível recuperar esses dados pelo site oficial do exame.

O candidato poderá escolher duas opções de curso, assim como deverá especificar a modalidade de concorrência. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei das Cotas, que prevê que instituições federais de ensino superior reservem pelo menos 12,5% de suas vagas para estudantes egressos do ensino médio em escolas públicas.

A primeira chamada será realizada no dia 14 de janeiro e os estudantes selecionados deverão efetuar matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, apresentando a documentação nas instituições para as quais se inscreveram.

A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro. Os estudantes selecionados deverão entrar em contato com as instituições para a efetivação da matrícula nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Quem não for selecionado nestas duas primeiras chamadas poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2013, acessando o site oficial do sistema entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. A lista de espera será divulgada para que as próprias instituições realizem suas convocações.

Confira cronograma do Sisu

• 07/01 a 11/01 - Período de inscrições
  • 14/01 - Resultado da 1ª chamada
  • 18/01 a 22/01 - Matrícula da 1ª chamada