Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac distribui garrafinhas em substituição aos copos descartáveis

Ufac distribui garrafinhas em substituição aos copos descartáveis

por Ascom-01 publicado 27/02/2013 14h45, última modificação 28/02/2013 10h16
Serão distribuídas mais de 9,2 mil squeezes para a comunidade acadêmica

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora Guida Aquino deram início, hoje pela manhã, 27, no anfiteatro Garibaldi Brasil, à entrega das squeezes (garrafinhas) para os estudantes, funcionários técnico-administrativos e docentes da instituição. Serão distribuídas mais de 9,2 mil garrafinhas para a comunidade acadêmica. A distribuição ocorre no Centro de Convivência, nos horários de 8h30, 14h30 e 19h, também nos dias 28/02 e 01/03. Posteriormente, as garrafinhas estarão disponíveis aos estudantes nas coordenações de curso.

“A entrega das squeezes é um ato simples, mas bastante significativo, porque implica na mudança e na consolidação de uma universidade ambientalmente sustentável e que prioriza a agenda ambiental na administração pública. Esta atividade faz parte de um conjunto de outras ações que iremos implementar, como a coleta seletiva e o controle do gasto de energia elétrica”, explicou o reitor Minoru Kinpara.

Todos os estudantes e servidores, incluindo professores e técnicos administrativos, vão ganhar uma squeeze personalizada com a marca da Ufac e poderão utilizá-las para substituir os atuais “copinhos”. Com a medida, a Ufac pretende diminuir os custos com o uso de copos de plástico e implementar na instituição hábitos ambientalmente saudáveis.

Segundo a diretora do Parque Zoobotânico (PZ), Cristina Boaventura, a proposta de abandonar gradativamente a utilização de copos de plástico está relacionada tanto com a economia de recursos financeiros quanto com a preocupação social e ambiental da instituição. “A adoção das garrafinhas tem a finalidade de sensibilizar a comunidade universitária para a adoção de práticas mais conscientes em relação ao cuidado do meio ambiente”, destacou Boaventura.

Outro ponto positivo alcançado com a adoção das squeezes é a redução da produção de lixo. “Reduzir a produção de lixo ajuda a minimizar os impactos que nós exercemos sobre o meio ambiente”, finalizou a diretora do PZ.

Copos descartáveis liberam substâncias cancerígenas

Os copos de plástico, normalmente utilizados para beber água e café, geralmente não são reciclados e liberam uma substância cancerígena. Além da geração desnecessária de resíduos, a fabricação de copos emite CO2 e outros gases na atmosfera. Só nos Estados Unidos (EUA), a fabricação, o transporte e a reciclagem desses materiais produzem gases que se equiparam aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano.

Mesmo que o copo jogado fora vá para o lixo reciclável, existem opções melhores, que contribuem para que o volume de lixo gerado desnecessariamente seja menor. Se uma pessoa utilizar dois copinhos descartáveis em um dia de trabalho, gasta dez por semana, 40 por mês — que foram para o lixo só para se dar alguns goles. As squeezes são boas alternativas. Apesar de ser preciso lavá-las, a quantidade de água utilizada não chega ao total necessário para fabricar os copinhos.

Segundo o site do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (www.tce.es.gov.br), os copos descartáveis são feitos de material fóssil e pouco se aproveita de sua reciclagem, ou seja, é insignificante a participação do poliestireno reciclado na obtenção de copos novos. Dessa forma, todo copo descartável utiliza matéria prima extrativa e não sustentável e leva mais de 100 anos para se deteriorar na natureza.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com financiamento da Fapesp e do CNPq, revela que os copos descartáveis possuem elementos cancerígenos em sua composição. Segundo o estudo, a quantidade de estireno liberada pelos copos descartáveis está acima do recomendado pelo Ministério da Saúde (20ng/ml-I). O contato com esses copos, por 10 minutos, libera 13,6 e 49,3ng/l-I de estireno. Os copos plásticos possuem poliestireno (derivado do petróleo) que, submetido ao calor, libera o estireno, monômero tóxico apontado como cancerígeno. O contato com o estireno ocorre no momento em que se bebe um líquido quente, como o café. Outros estudos indicam que a liberação de substâncias cancerígenas se dá, também, quando se utilizam essas embalagens para líquidos frios.

Quanto tempo um produto leva para se decompor na natureza?

Papel: três a seis meses.
Nylon: mais de 30 anos.
Copo descartável: mais de 100 anos.
Fralda descartável biodegradável: um ano.
Fralda descartável comum: 450 anos
Lata e copos de plástico: 50 anos