Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac é escolhida para sediar congresso de literatura latino-americana

Ufac é escolhida para sediar congresso de literatura latino-americana

por Ascom02 publicado 15/08/2016 07h30, última modificação 15/08/2016 07h30

A Universidade Federal do Acre (Ufac) vai sediar a próxima edição das Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana (Jalla). A notícia foi trazida pela delegação de professores e alunos do programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), que acaba de participar da última edição do evento, este ano realizada em La Paz, Bolívia.

A comunicação oficial sobre a decisão de realizar o 13º congresso Jalla na Amazônia acreana foi feita pelo professor Guillermo Mariaca, que presidiu o evento. Para a delegação de professores e alunos do PPGLI, que participou do encontro, a realização do próximo Jalla no campus sede da Ufac é motivo de muita honra e responsabilidade, especialmente levando em consideração o legado desse congresso e o seu papel histórico enquanto espaço de congregação de importantes intelectuais comprometidos com os estudos literários latino-americanos, com a formulação teórica e o intercâmbio de saberes e conhecimentos de natureza interdisciplinar.

“Esse fato deve ser comemorado e é motivo de grande orgulho para todos nós do PPGLI e para nossa instituição, que, ao lado de nove outras universidades latino-americanas onde o evento já foi realizado, tem a honra de sediar este que vem sendo considerado o mais importante congresso de literaturas na América Latina”, destacou o coordenador do PPGLI, Gerson Albuquerque.

A próxima edição do congresso Jalla será realizada em 2018, com presidência do professor Gerson Albuquerque, que ao lado das professoras Lívia Reis (UFF) e Márcia Paraquett (UFBA) representam o Brasil no secretariado das Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana. Esta é a segunda vez que o congresso acontece no Brasil e a primeira vez na Amazônia.

O primeiro Jalla foi realizado em 1993, em La Paz. Desde então, as jornadas percorreram distintas instituições, cidades e países no continente americano: Tucumán, Argentina (1995); Quito, Equador (1997); Cusco, Peru (1999); Santiago do Chile (2001); Lima, Peru (2004); Bogotá, Colômbia (2006); Santiago do Chile (2008); Niterói, Brasil (2010); Cali, Colômbia (2012); Heredia, Costa Rica (2014) e La Paz, Bolivia (2016), cuja cerimônia de encerramento aconteceu nessa sexta-feira, 12, na histórica Universidade Maior de San Andrés (Umsa).

(Com informações do site do PPGLI)

Postado em: 15/8/2016