Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e governo do Estado promovem fórum sobre drogas

Ufac e governo do Estado promovem fórum sobre drogas

por Ascom02 publicado 24/06/2016 17h26, última modificação 24/06/2016 17h26

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), em parceria com o governo do Estado, promove o fórum “Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede”, nesta terça-feira, 28, das 8h às 18h, no Teatro Universitário. Proveniente de discussões internas na universidade, o evento integra a programação da Semana Estadual sobre Drogas.

A programação do fórum inclui uma mesa-redonda composta por representantes do Ministério da Justiça (MJ), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Coordenação Regional Norte de Saúde Mental, Ministério da Saúde (MS), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e outras instituições.

O fórum compõe a programação da Semana Estadual sobre Drogas, promovida pelo governo do Acre, que acontece de 26 a 30 deste mês.  A semana é em alusão ao Dia Internacional da Luta contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas, celebrado no dia 26 de junho. A data, que foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tem por objetivo mobilizar e inspirar as pessoas a agir contra o uso de drogas.

Segundo a coordenadora do fórum, a professora de Psicologia do Centro de Educação Letras e Artes (Cela), Maria Salete Peixoto Gonçalves, o convite do governo do Estado para participação na Semana Estadual sobre Drogas foi essencial para a realização do evento. “Já vínhamos, na Ufac, realizando discussões sobre a temática, no curso de Psicologia, tratando a questão sob o ponto de vista da educação, em caráter preventivo”, disse Salete. “Após aceitar o convite e realizar o evento, decidimos que este fórum será permanente e isso é um divisor de águas na universidade.”

Salete falou sobre o público-alvo do evento e ressaltou o papel da universidade na prevenção ao uso de drogas. “A participação dos cursos das áreas de saúde e educação, como Medicina, Saúde Coletiva, Educação Física, Pedagogia, Direito, entre outros, é primordial”, opinou a professora. “Em qualquer sociedade, a educação é a base, o alicerce. Nesse sentido, a Ufac tem um papel essencial para criar multiplicadores de potenciais conhecedores do que é a droga e de como se articular, junto à sociedade, para fazer esse enfrentamento no sentido de prevenir o uso.”

As inscrições para o fórum serão realizadas na hora do evento. Será emitido certificado de participação.

Postado em: 24/6/2016