Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e Incra lançam livro durante Simpósio de Agroecologia

Ufac e Incra lançam livro durante Simpósio de Agroecologia

por Ascom-01 publicado 06/03/2013 12h30, última modificação 06/03/2013 12h30

No I Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre, programado para ocorrer do dia 10 ao dia 13 de março, será lançado o livro Sistema de cultivo em aleias — manual técnico, que aborda técnicas de adubação verde perene na agricultura.

O livro é resultado de uma parceria entre Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)  e objetiva divulgar o cultivo em aleias como sistema de produção.

Segundo Eduardo Mattar, professor da Ufac no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, o cultivo em aleias é um sistema de produção interessante para a região Norte. “O cultivo em aleias, também chamado de ‘alley cropping’, é um sistema de produção que utiliza plantas chamadas de adubos verdes perenes, importantes por fornecer, periodicamente, grande quantidade de material orgânico ao solo. Tal característica é importante, pensando-se em agricultura nos trópicos úmidos”, declarou Mattar.

Para Márcio Alécio, agrônomo do Incra/AC, a adubação verde perene é uma alternativa de baixo custo que pode ser adotada por qualquer produtor rural. “Adubos verdes perenes são plantas de crescimento rápido, que formam grande quantidade de folhas, possuem alto poder de rebrota e, como o próprio nome menciona, têm ciclo perene. Como exemplo de adubo verde perene, podemos citar o Ingá, que é encontrado com abundância em todo o Estado do Acre”, disse Alécio.

O manual técnico terá a versão digital e impressa. A versão digital será disponibilizada no site do Incra (www.incra.gov.br) e do Simpósio Internacional de Agroecologia (www.simposioagroecologia.org). Já a versão impressa será distribuída gratuitamente para bibliotecas públicas de centros de educação em ciências agrárias e instituições que prestam extensão rural na região Norte.