Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e Sect lançam 1ª Gincana Virtual

Ufac e Sect lançam 1ª Gincana Virtual

por Ascom02 publicado 10/07/2014 11h18, última modificação 10/07/2014 11h18

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) lançaram nesta quinta-feira, 10, na sala da Secretaria Geral da Comissão Executiva Local (CEL) da 66ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus universitário de Rio Branco, o aplicativo “SBPC e a Tecnoacre, 1ª Gincana Virtual”.

O aplicativo foi desenvolvido pelo professor Fred Tavares, que, além de ensinar matemática e física, é apaixonado por tecnologia e já desenvolveu 14 aplicativos sobre educação, disponíveis no Play Store, os quais já foram baixados em mais de cem países. Também desenvolveu um software Katsu para tablets voltado para o ensino médio. No aplicativo, é possível encontrar as informações sobre a 66ª Reunião Anual da SBPC, informações e imagens de Rio Branco, além da 1ª Gincana Virtual Tecnoacre.

A Tecnoacre é a 1ª Gincana Virtual lançada pela Sect. Direcionada a alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas de Rio Branco, a gincana objetiva incentivar os alunos a refletir sobre a importância de ciência, tecnologia e inovação no cotidiano e no mercado de trabalho. A gincana se dará por meio do aplicativo SBPC, pelo qual o estudante irá encontrar um “quiz” com perguntas das disciplinas do currículo regular.

O regulamento da 1ª Gincana Virtual Tecnoacre estará disponível no aplicativo da SBPC. Os participantes poderão realizar as inscrições e o cadastro das equipes no período de 10 a 22 de julho de 2014, no próprio aplicativo da gincana, disponível para download gratuito imediato no Play Store e, em breve, no Apple Store.

O aplicativo SBPC e a 1ª Gincana Virtual Tecnoacre é uma iniciativa da Sect com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e da Ufac. Tem como parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do projeto “Economia Criativa Digital”, do qual o professor Fred Tavares faz parte.

Finalizando os preparativos para a 66ª SBPC

No tocante aos últimos preparativos para a 66ª Reunião Anual da SBPC, a professora Guida Aquino, vice-reitora da Ufac e coordenadora geral do evento, afirmou que o trabalho tem sido duro para fazer jus à honra de receber a nata da ciência e tecnologia brasileira. “Temos trabalhado com afinco porque queremos realizar uma das melhores reuniões de todos os tempos”, disse. “Lembrando que nada disso seria possível sem as diversas parcerias integradas ao projeto.”

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, também fez menção à importância das parcerias para a realização da reunião. “Antes mesmo de começarem efetivamente os trabalhos, já está valendo a pena ter encarado tão grande desafio, dada a movimentação dos mais diversos segmentos de ciência e tecnologia verificada por esses dias no campus universitário”, declarou. O reitor lembrou, ainda, que a SBPC não é da Ufac, mas de todos os acrianos.

Baixe o Aplicativo para Android

Baixe o Aplicativo para iPhone/iPad (Disponível em Breve)

O lançamento do aplicativo da SBPC e da Tecnoacre teve a participação, além do reitor e da vice-reitora da Ufac, do secretário de Ciência e Tecnologia Estadual, Marcelo Minghelli; do diretor-presidente da Fapac, Pascoal Muniz; e da representante da Secretaria de Estado de Educação, Cleide Prudêncio.

Postado em: 10/7/2014