Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e WWF/Brasil firmam protocolo de intenções

Ufac e WWF/Brasil firmam protocolo de intenções

por Ascom02 publicado 16/11/2014 13h00, última modificação 16/11/2014 13h00
Documento reafirma o desenvolvimento de programas e projetos socioambientais

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira, 14, no Parque Zoobotânico, o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e o coordenador do WWF-Brasil no Acre, Ricardo Mello, assinaram um Protocolo de Intenções entre as duas instituições para cooperação. O protocolo formaliza a união de esforços colaborativos na área técnica, científica, educacional e cultural entre as duas instituições, de forma a promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia Sul-Ocidental.

O protocolo visa o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos socioambientais, através da implementação de projetos colaborativos nas áreas do manejo e conservação da biodiversidade, fortalecimento das cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade, recuperação de áreas degradadas ou alteradas, educação ambiental entre outros projetos na área socioambiental.

“A Ufac, ao longo desses anos, vêm provando o que é aliar desenvolvimento e conservação. Ao pensar uma parceria voltada para conservação, nosso princípio maior, a WWF imediatamente pensa em Ufac. Essa assinatura representa o fortalecimento da nossa parceria e a expectativa de muitas outras em anos próximos”, disse Ricardo Mello.

Na prática, a parceria técnico-científica entre a Ufac, por meio do Parque Zoobotânico, e a WWF-Brasil teve início no último semestre de 2012, viabilizando atividades de pesquisa e extensão para o fortalecimento da cadeia de valor do açaí no estado do Acre. A principal área de atuação tem sido o município de Feijó, especificamente na Associação de Produtores Rurais do Seringal Benfica, formada por mais de 30 associados.

Entre as atividades desenvolvidas destacam-se: o estudo do potencial de produção de frutos de açaí e capacitação de boas práticas para o manejo dos frutos; escalada dos açaizeiros com equipamento de segurança e gestão comunitária. A parceria tem contribuído na formação de produtores e de jovens técnicos de nível superior e de nível médio. “Nós temos a vocação para a produção do açaí, mas ainda falta conhecimento.  Apenas instituições especializadas como a Ufac e a WWF para nos ajudar a produzir de forma mais correta. Nós dependemos disso para alcançar o sucesso”, afirmou o presidente da Associação de Produtores Rurais do Seringal Benfica, José Aldenir Nascimento.

Para o reitor da Ufac, a formalização da parceria já antiga atesta o sucesso da relação entre as instituições. “Esse ato representa a formalização de uma parceria que já dura mais de 10 anos. É com muita alegria que hoje a gente vê aqui uma união estável se transformando em casamento e isso só possível porque tudo tem caminhado bem entre Ufac e WWF”, metaforizou o reitor.

A cooperação interinstitucional prevê o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas; realização de cursos, programas e eventos de interesse comum aos partícipes; utilização conjunta da infraestrutura física de ambas as entidades tais como laboratórios, bibliotecas e salas ambientes;  a execução conjunta de projetos e programas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão na área socioambiental; e o intercâmbio de pessoal para atuação em projetos conjuntos dos partícipes, proporcionando, inclusive, oportunidade de estágios curriculares, caso seja conveniente para ambas as partes. “O protocolo permitirá que possamos expandir nossas ações de forma mais institucional. O que significa mais oportunidades para nossos estudantes  e servidores”, destacou a vice-reitora e assessora de Cooperação Interinstitucional, Guida Aquino.

Postado em: 16/11/2014