Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac entrega mais de R$ 2 milhões em materiais para Sesacre

Ufac entrega mais de R$ 2 milhões em materiais para Sesacre

por Ascom02 publicado 03/05/2016 14h55, última modificação 03/05/2016 14h57
Recursos são oriundos do MEC; itens serão utilizados por estudantes de Medicina em estágio obrigatório na rede pública de saúde

Em cerimônia realizada no final da manhã desta terça-feira, 2, a reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, oficializou a entrega de mais de R$ 2 milhões em materiais de consumo para a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O ato contou com a presença do governador Tião Viana e do secretário de Saúde, Gemil Júnior.

Adquiridos pela Ufac, com recursos oriundos do Ministério da Educação (MEC), os mais de 200 itens diferentes darão suporte às atividades práticas realizadas por estudantes do curso de Medicina da instituição, que, hoje, utilizam a rede pública de saúde para estágio e internato.

“Nós já temos o projeto para implantação futura do nosso Hospital Universitário, mas, atualmente, todas as atividades de estágio e internato são garantidas através do convênio que mantemos com o governo do Estado. Esse recurso, de mais de R$ 2 milhões, vem direto do MEC, com a finalidade própria de aplicação nessas atividades de ensino prático. Como ainda não temos o hospital, nada mais justo que repassar ao governo do Estado, que é um grande parceiro nosso”, detalha a reitora em exercício.

Entre os materiais entregues, estão seringas e agulhas, drenos, coletores de urina, álcool, cimento ortopédico, luvas, máscaras, óculos de proteção, nebulizadores, colchões hospitalares etc. “Nós precisamos garantir o desenvolvimento das atividades de estágio e internato do curso de Medicina, considerando a incorporação e diversificação dos serviços de saúde e construindo cenários de aprendizagem e aproximação da informação à prática profissional. Temos certeza que esse material dará grande suporte a nossos estudantes”, destacou Guida.

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina determina que a formação do médico inclua o estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço que incorporem aspectos essenciais nas áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e saúde coletiva, em regime de internato. Na Ufac, a carga horária total do estágio é de 3.300 horas, exigida nos anos finais da formação. Atualmente, 80 alunos cumprem o regime de internato na rede pública de saúde.

O governador Tião Viana destacou o apoio da Ufac na formação de médicos e professores para o Estado e na qualificação de servidores públicos e agradeceu a entrega dos materiais à Sesacre. “O sentimento, aqui, é de agradecimento.  A Ufac tem mudado a cada dia e não deixa de apoiar o desenvolvimento do nosso Estado. Não me lembro de chegar a um lugar que não seja para uma entrega do governo ou para ouvir uma demanda. Esse é um ato diferente. Esses materiais que recebemos, agora, da Ufac, certamente nos ajudarão a salvar vidas e isso é o mais importante”, declarou Tião.

Participante do estágio obrigatório, o estudante do 6º ano do curso de Medicina, Dyemison Pinheiro, disse que a chegada dos itens de consumo atenderão às atividades de ensino prático. “Como aluno com atividade já na rede, muitas vezes nos deparamos com a falta de material. Então, a chegada desses itens básicos é, claro, comemorada. Além disso, penso que, simbolicamente, esse momento representa um investimento na educação médica e isso é importantíssimo.”

Postado em: 3/5/2016