Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac entrega primeiras salas de aula climatizadas

Ufac entrega primeiras salas de aula climatizadas

por Ascom02 publicado 09/01/2013 14h20, última modificação 10/01/2013 08h49

Aos poucos a Universidade Federal do Acre (Ufac) vai instalando aparelhos de ar condicionado em suas salas de aula, melhorando as condições de funcionamento dos diversos cursos e, ao mesmo tempo, atendendo uma antiga reivindicação dos estudantes. Cursos como Educação Física, Ciências Sociais e Jornalismo já têm 100% das suas salas devidamente climatizadas.

O reitor da Ufac Minoru Kinpara e a vice-reitora, Guida Aquino, visitaram ontem pela manhã, 8, as salas do bloco Walter Félix, conversou com alunos e professores para saber o que eles pensam sobre as mudanças estruturais e a climatização das salas.

A novidade deixou os membros da comunidade acadêmica animados, como é o caso da estudante Catrícia Ribeiro, do 2º período de Educação Física, para quem veio em boa hora essa iniciativa da Ufac. “Em alguns momentos faz um calor de quase 40º, principalmente agora que nós temos aula até depois do meio dia”, explicou Catrícia, acrescentando: “Do jeito que era, quando chegava ao fim da manhã, o calor e a fome faziam cair drasticamente o nosso rendimento”.

Para a estudante Janaira Brandão, também do 2º período de Educação Física, equipar as salas com ar condicionado é uma das ações que faltavam. “Já era tempo dessa climatização ter acontecido. Mas ressalto que o nosso bloco ainda precisa de muitas melhorias. Em parte foi uma conquista dos alunos que já estavam aqui há mais tempo do que nós, do 2º período”, afirmou.

Janaira concluiu falando de outros avanços e fazendo mais algumas reivindicações. “Deve-se destacar que nos últimos tempos aconteceram outras melhorias para o nosso curso, como é o caso de uma reforma na piscina e da construção de uma nova quadra poliesportiva. No futuro, esperamos que venham mais avanços, como, por exemplo, a construção de um local próprio para a prática do atletismo e de uma estrutura melhor para as aulas de dança”.

Na opinião do professor João Alberto Farias, há muitos alunos por turma e o calor dificultava-lhes a concentração, o que repercutia consideravelmente no aprendizado. “Além disso, é visível como melhorou a assiduidade deles depois da climatização”, ponderou. “Antes, pelas condições desconfortáveis resultantes do calor, só uns poucos frequentavam todas as aulas. Agora cada sessão tem a presença de, no mínimo, 80% dos alunos matriculados nas disciplinas que eu ministro”, finalizou o professor.

Além da climatização em andamento, de acordo com Josué Bispo (foto), prefeito do campus Rio Branco, a Ufac, em parceria com o governo do Estado, promoverá, nos próximos dias, a limpeza da lagoa que fica entre a Casa do Índio e a Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal), havendo a possibilidade dessa ação de limpeza ser estendida para a lagoa que fica nas imediações da horta universitária, bem como da limpeza dos tanques do projeto de piscicultura. “Essas ações devem ser realizadas periodicamente”, lembrou ele.