Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac está presente na Expoacre 2014

Ufac está presente na Expoacre 2014

por Ascom02 publicado 31/07/2014 14h48, última modificação 31/07/2014 14h48

Os olhos brilhantes do estudante Gabriel Fernandes, 12, tinham um porquê claro. Voltado para o céu estrelado da noite dessa quarta-feira, 30, ele se entusiasmava. “Nunca tinha visto a lua tão pertinho. Ela é pequenininha, bem clara e está só uma banda”, resumia com simplicidade peculiar à idade, um dos vários visitantes que estiveram presentes no estande montado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), na Expoacre 2014.

Presente na feira agropecuária pela segunda vez consecutiva, após um hiato de gestões anteriores, o estande da Ufac reúne mostras de experiências científicas, peças da coleção do laboratório de herpetologia e do museu de anatomia veterinária, além de cartazes e fôlderes com informações sobre a instituição. Este ano, cinco graduações (Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Física e Nutrição), além da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal) e do Parque Zoobotânico (PZ) estão representados no espaço.

“Eu diria que este é um dos momentos mais importantes para a nossa universidade. Trata-se de uma ação extramuros, quando a Ufac pode se apresentar e trazer para toda a comunidade o conhecimento produzido dentro da academia. Nós temos aqui representadas todas as áreas do conhecimento e, dessa forma, podemos integrar universidade-sociedade e universidade-universidade, já que os próprios acadêmicos têm a chance de interagir”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação e reitor em exercício, Josimar Batista, durante visita ao estande. Batista também destacou o empenho de professores, técnico-administrativos e alunos para o sucesso da participação da Ufac na Expoacre.

Estande

Quem visita o espaço montado no local, pela Ufac, é recepcionado por estudantes do curso de Medicina Veterinária. Com fantasias de cão, eles alertam sobre o perigo dos maus tratos. Logo à frente, peças do museu de anatomia veterinária também chamam atenção. “São todas peças reais, utilizadas pelos acadêmicos nas aulas de anatomia. As pessoas, crianças principalmente, ficam encantadas”, explicou Rodrigo Gomes, estudante do 3º período, ao lado do feto bovino de quatro meses mantido numa mistura de formol e álcool. “É o que mais desperta curiosidade.”

No espaço destinado aos estudantes de Biologia também estão os bichos —répteis e anfíbios— que fazem sucesso. Exemplares conhecidos pela população, como cobras papagaio, jiboia e sapos kampô misturam-se com outros comuns na região, mas menos famosos entre as pessoas, como o sapo pé de pato. “Esse é um bicho bastante curioso, ele carrega os filhotes em bolsas no próprio corpo. Quando ele as libera, o filhote está completamente formado”, disse o doutor em ciências biológicas e professor da Ufac, Moisés de Souza, que destacou outra importância do espaço.

“Há muito medo e mito envolvendo esses animais, principalmente as cobras. No Acre, nós temos 85 serpentes catalogadas; dessas, apenas 13 são peçonhentas. Sem conhecer, a população mata qualquer bicho sem imaginar a função que ele desempenha dentro do ecossistema. O que nós queremos é justamente levar o conhecimento para essas pessoas”, destacou o pesquisador.

Em outro espaço, na área de Engenharia Florestal, o destaque é para o adubo orgânico produzido pela Florestal Jr. (empresa de consultoria da Ufac gerida por estudantes do curso de Engenharia Florestal desde 2012). O projeto do adubo utiliza o lixo orgânico produzido pelo Restaurante Universitário (RU) da instituição.

No estande, ainda estão expostos equipamentos de astronomia, amostras de insetos e experimentos com gases naturais. Há ações de educação alimentar e aferição do índice de massa corpórea (IMC). O estande da Ufac na Expoacre é coordenado pela Assessoria de Eventos da instituição. Ele fica aberto para visitação até o encerramento da Expoacre, no próximo domingo, 3, das 18h30 às 22h.

Postado em: 31/7/2014