Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac faz entrega do serviço de rede sem fio

Ufac faz entrega do serviço de rede sem fio

por glauco publicado 10/09/2015 11h57, última modificação 10/09/2015 11h57
Investimentos buscam levar internet de alta velocidade para os campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul

A Universidade Federal do Acre (Ufac) entregou hoje pela manhã, 10, no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), a fase final de implantação do Serviço de Rede Sem Fio da Ufac - a Ufac Air. A ação faz parte dos investimentos em ensino, pesquisa e extensão promovidos pela instituição e que buscam levar internet de alta velocidade para os campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. air

O serviço, de responsabilidade do Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufac (NTI), foi feito em duas etapas. Na primeira etapa, entre 2012 e 2013, foram investidos cerca de R$ 340 mil em duas controladoras, 50 pontos de acesso internos, e licenças de uso. Na segunda etapa, entre 2014 e 2015, foram adquiridos mais  uma controladora, 150 pontos de acessos internos e 20 externos, além das licenças de uso. O investimento na segunda etapa foi de R$ 1,1 milhão.

Para o reitor na Ufac, Minoru Kinpara, o acesso à internet se configura como um investimento em ensino, pesquisa e extensão. "Não podemos imaginar uma universidade que se moderniza e não investe no acesso à internet. Temos hoje um percentual altíssimo de cobertura no campus Rio Branco, levando internet de alta velocidade para professores, pesquisadores e alunos. Investir em tecnologia não é como investir na construção de um prédio, por exemplo, não é visto aos olhos, mas é até mais importante, pois vai melhorar as condições de trabalho dos nossos professores. Este é o plano da nossa gestão”, afirmou Kinpara.

air 2

A entrega da Ufac Air faz parte de um pacote de investimento na modernização da rede da Universidade. Entre os serviços está a substituição da rede lógica do campus Rio Branco e a readequação da rede de fibra ótica da Ufac.

VEJA+FOTOS

Postado em: 10/9/2015.