Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac faz lançamento da SBPC Extrativista
conteúdo

Ufac faz lançamento da SBPC Extrativista

por Ascom02 publicado 07/07/2014 13h24, última modificação 07/07/2014 13h24

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, fez o lançamento oficial da SBPC Extrativista na manhã desta segunda-feira, 7, no Parque Zoobotânico (PZ). A solenidade contou com a participação da vice-reitora, Guida Aquino, dos pró-reitores de Planejamento, Alexandre Hid; de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista e da pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Filomena Cruz.

Parte integrante da 66ª reunião da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá no campus da Ufac, no período de 22 a 27 deste mês, a ideia da SBPC Extrativista, cuja coordenação geral é do professor Tadeu Melo, surgiu da iniciativa de movimentos sociais, com o intuito de tornar público o que vem sendo realizado no âmbito da ciência e da tecnologia, com foco nos mercados verdes.

“O grande destaque da SBPC Extrativista”, no dizer de Tadeu Melo, “é agrupar instituições que trabalham com populações tradicionais deste ramo de atividade, buscando o desenvolvimento social e econômico das respectivas comunidades. Com esse evento, a gente espera que outras instituições, que ainda não participam de trabalhos ou pesquisas nessa área, possam se interessar e agregar-se a nós num futuro próximo”.

Para Minoru Kinpara, a SBPC do Acre não será apenas mais uma entre as muitas já realizadas nos diversos estados brasileiros. “A SBPC que a Ufac vai sediar será diferente. Temos a convicção de que será uma das melhores já realizadas. Principalmente pelo fato de que mostraremos aspectos relativos à identidade acreana, como é o caso dos eventos programados para a SBPC Extrativista”, garantiu o reitor.

Além dos dirigentes da administração superior da Ufac, participaram do lançamento da SBPC Extrativista o chefe geral da Embrapa no Acre, Eufram Amaral; o secretário estadual de Meio Ambiente, Edgar de Deus; a coordenadora do Parque Zoobotânico, Cristina Boaventura; e representantes de entidades parceiras na organização do evento, como o Conselho Nacional de Seringueiros e o Comitê Chico Mendes.

Postado em: 7/7/2014