Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac firma parceria com Ifac para implantação do núcleo de extensão em desenvolvimento territorial do Acre

por Ascom02 publicado 14/07/2015 23h22, última modificação 14/07/2015 23h22

Representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac) reuniram-se nesta terça-feira, 14, no campus Rio Branco, para firmar parceria de fortalecimento das ações do projeto de implantação do núcleo de extensão em desenvolvimento territorial do Acre (Nedacre). O projeto visa fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento rural no Acre por meio de pesquisa e extensão.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) dividiu o Acre em quatro territórios, a Ufac executa trabalhos no Alto Acre e Capixaba e Vale do Juruá. O Ifac cuida do Baixo Acre e Tarauacá-Envira. O MDA utiliza a abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil rural e tem ênfase na diminuição das desigualdades de renda e gênero. O projeto, nas mãos da Universidade há pouco tempo, está em fase inicial e está passando por um levantamento para diagnóstico geral.

Segundo a coordenadora do núcleo Alto Acre e Capixaba, Maria de Nazaré Costa de Macêdo, a questão de gênero é um dos pontos que a Ufac pretende trabalhar nos territórios, por meio do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O trabalho tem foco na interface das mulheres do campo e da floresta com as políticas públicas de desenvolvimento regional. “Esse projeto nos permite envolver as mulheres, que tem um papel invisível nas comunidades rurais. Vamos olhar para isso e chamar essa mulher para participar, ajudar a pensar, a construir políticas públicas para o desenvolvimento do território”, explicou Nazaré.

Luís Pedro de Melo Plese é o coordenador do projeto pelo Ifac e acredita que embora as ações sejam em territórios diferentes, é importante unir as duas instituições na parte de pesquisa, extensão e ensino. “As informações geradas desses trabalhos poderão orientar nas políticas do MDA e das prefeituras. Auxiliando para melhores ações e na obtenção de recursos disponíveis por editas”, pontuou Plese.

O grupo formado pelas duas instituições, pretende reunir-se no próximo dia 4 de agosto para formular o cronograma de encontros e planejamento inicial da parceria.

Postado em: 15/7/2015