Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac firma parceria com Ifac para implantação do núcleo de extensão em desenvolvimento territorial do Acre
conteúdo

Ufac firma parceria com Ifac para implantação do núcleo de extensão em desenvolvimento territorial do Acre

por Ascom02 publicado 14/07/2015 23h22, última modificação 14/07/2015 23h22

Representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac) reuniram-se nesta terça-feira, 14, no campus Rio Branco, para firmar parceria de fortalecimento das ações do projeto de implantação do núcleo de extensão em desenvolvimento territorial do Acre (Nedacre). O projeto visa fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento rural no Acre por meio de pesquisa e extensão.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) dividiu o Acre em quatro territórios, a Ufac executa trabalhos no Alto Acre e Capixaba e Vale do Juruá. O Ifac cuida do Baixo Acre e Tarauacá-Envira. O MDA utiliza a abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil rural e tem ênfase na diminuição das desigualdades de renda e gênero. O projeto, nas mãos da Universidade há pouco tempo, está em fase inicial e está passando por um levantamento para diagnóstico geral.

Segundo a coordenadora do núcleo Alto Acre e Capixaba, Maria de Nazaré Costa de Macêdo, a questão de gênero é um dos pontos que a Ufac pretende trabalhar nos territórios, por meio do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O trabalho tem foco na interface das mulheres do campo e da floresta com as políticas públicas de desenvolvimento regional. “Esse projeto nos permite envolver as mulheres, que tem um papel invisível nas comunidades rurais. Vamos olhar para isso e chamar essa mulher para participar, ajudar a pensar, a construir políticas públicas para o desenvolvimento do território”, explicou Nazaré.

Luís Pedro de Melo Plese é o coordenador do projeto pelo Ifac e acredita que embora as ações sejam em territórios diferentes, é importante unir as duas instituições na parte de pesquisa, extensão e ensino. “As informações geradas desses trabalhos poderão orientar nas políticas do MDA e das prefeituras. Auxiliando para melhores ações e na obtenção de recursos disponíveis por editas”, pontuou Plese.

O grupo formado pelas duas instituições, pretende reunir-se no próximo dia 4 de agosto para formular o cronograma de encontros e planejamento inicial da parceria.

Postado em: 15/7/2015